Fernando JS
Após seis títulos nos caminhões, a dupla vai acelerar nos carros
A equipe tatuiana, que é o time oficial da Troller, contará também com os hexacampeões (categoria caminhões) Edu Piano e Solon Mendes na 23ª edição do “Rally dos Sertões”. A competição acontecerá de 1o a 8 de agosto, com largada no Autódromo Internacional Ayrton Senna, em Goiânia (GO), e chegada na Usina Hidrelétrica de Itaipu, em Foz do Iguaçu (PR).
Desta vez, a Troller Racing/Território Motorsport ingressa na trilha “para valer”. Ela chega ao evento com duas duplas na categoria “Production T2”. Uma delas, já anunciada anteriormente, é formada por Rafael Cassol e Lélio Jr..
Velhos conhecidos e vitoriosos no “grid” do “Rally dos Sertões”, Piano e Mendes conquistaram pódio nas oito últimas edições que competiram juntos. Os títulos vieram entre os anos de 2007 e 2014, sendo seis deles como campeões da maior prova off-road do país.
A partir deste ano, a organização extinguiu a categoria caminhões da competição. De modo a “ajustar-se” a dupla migrou para a categoria carros e terá o desafio de competir com um veículo praticamente original de fábrica, o novo Troller T4.
Piano pilotará pela primeira vez o veículo na competição, mas carrega no currículo um título na geral dos carros, obtido em 2005. Na época, ele se tornou o primeiro piloto com origem nos jipes a ser campeão no “Rally dos Sertões”. Neste ano, ele completa 20 participações consecutivas, com sete títulos.
Aos 46 anos, o paulistano que se radicou em Tatuí, tornou-se preparador experiente de carros de competição. Da cidade, ele comanda a equipe e disse estar animado.
De Fortaleza, Mendes é o único cearense com mais títulos (seis) no “Rally dos Sertões”. O competidor tem uma trajetória de 31 anos de off-road, dos 51 completados em maio. Com Piano andou somente nos caminhões, mas neste ano disse que retornará às origens.
A 23a edição do rali começa com o prólogo no autódromo de Goiânia, o qual definirá o grid de largada para a prova no dia 1º. E a partir do dia 2, a primeira etapa terá como destino a cidade de Rio Verde (GO).
Depois, os competidores passarão por Itumbiara (GO), São Simão (GO), Três Lagoas (MS), Euclides da Cunha Paulista (SP) e Umuarama (PR) até terminar em Foz do Iguaçu (PR), no dia 8. O percurso total será de 2.917 quilômetros.