Mais
    Início Esportes ‘É um sonho’, afirma Drudi sobre 1º torneio nacional do Basquete Tatuí

    ‘É um sonho’, afirma Drudi sobre 1º torneio nacional do Basquete Tatuí

    Time tatuiano disputará Campeonato Brasileiro a partir da próxima semana

    Atleta e treinador William Drudi integra o Basquete Tatuí desde a fundação (foto: Juninho Oliveira)
    Da reportagem

    A primeira participação do Grupo BT/Clube de Campo/Tatuí no Campeonato Brasileiro de Basquete 2022 “é um sonho que será realizado”. A afirmação é do pivô e técnico do “Basquete Tatuí”, William Drudi, à reportagem de O Progresso de Tatuí.

    E o sonho deverá ser realizado na próxima semana, na tarde de sexta-feira, 18, a partir das 17h15, na Arena Brusque, na cidade catarinense homônima. A estreia tatuiana em um torneio de nível nacional ocorrerá diante do Coritiba Monsters/Grupo Barigui/Thalia, em jogo válido pelo grupo A da “Conferência Jatyr Schall”.

    Aos 40 anos, o atleta e comandante técnico de 2,04 metros de altura, com passagens pelas equipes VIVO/Franca Basquete, São Paulo e Minas Tênis Clube, além de atuar no Chile, México e China, chegou ao município na fundação da equipe profissional tatuiana, em setembro de 2019.

    Desde então, Drudi participou de todas as competições e campanhas vitoriosas do Basquete Tatuí, como o bicampeonato consecutivo do Campeonato Paulista Masculino da 1ª Divisão, em 2020 e 2021.

    “Há três anos, sequer exista basquete profissional em Tatuí. Nós já conseguirmos ser bicampeões paulista e ainda disputar o Campeonato Brasileiro. Acredito ser um sonho não apenas da equipe, como de toda Tatuí”, destacou.

    “Tatuí está de parabéns pelo projeto que está sendo executado. Sem o apoio da prefeitura, dos patrocinadores e colaboradores, esse sonho de disputar um campeonato de altíssimo nível não teria acontecido”, completou Drudi.

    Em 2022, a competição nacional, promovida pela CBB (Confederação Brasileira de Basketball), ocorrerá entre os dias 18 de fevereiro e 10 de abril. A disputa conta com 14 equipes, divididas em duas conferências: A (Jatyr Schall) e B.

    Na fase inicial, o Basquete Tatuí participa do grupo A da Conferência Jatyr Schall, ao lado de: ADRM Maringá e Coritiba Monster/ Grupo Barigui/Thalia, ambos do Paraná; e Brusque/FME/Aradefe, de Santa Catarina. No grupo B da mesma conferência, estão: APAB Blumenau, de Santa Catarina; LSB, de Sorocaba; e AZ Araraquara, de São Paulo.

    As sete agremiações da conferência A, apesar de subdividas em dois grupos, enfrentam-se entre si, entre os dias 18 e 25. As sedes dos confrontos da conferência são catarinenses: a Arena Brusque, na cidade homônima, e o Ginásio Galeão, em Blumenau. A etapa será realizada em sistema de “bolha”, com os times isolados durante o período.

    Conforme Drudi, a expectativa é de que o representante tatuiano classificar-se à fase seguinte do campeonato, ainda sem data e sede definidas pela CBB.

    “Sabemos que será um campeonato muito duro e exigente fisicamente, mas iremos para lá com o intuito de ficarmos entre os quatro primeiros para passar para a próxima fase”, reforçou.

    O Campeonato Brasileiro de Basquete ainda conta com outros sete times na conferência B: Basket Osasco e Memorial/FUPES/Santos, de São Paulo; AEGB/Vila Nova, de Goiás; e Praia Clube/Gabarito/Unimed, de Minas Gerais, no grupo A; e Botafogo e Sodiê Salgados /Mesquita /LSB, do Rio de Janeiro; e São José Desportivo, de São Paulo, no grupo B.

    Da mesma forma, as agremiações, apesar de subdivididas em dois grupos, enfrentam-se entre si, no período de 6 a 13 de março. Todos os confrontos da conferência B serão no Ginásio Geodésico, em Osasco (SP), e no Ginásio Linneu de Moura, em São José dos Campos (SP).