Duzentos cães e gatos são castrados em mutirão da prefeitura

0
Foram disponibilizadas 200 vagas para castração gratuita (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

Nesta quarta-feira, 28 de junho, a prefeitura, por meio da Divisão de Bem-Estar Animal, da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, promoveu o 2º Mutirão de Castração de Cães e Gatos, voltado especialmente para famílias de baixa renda e protetores de animais cadastrados junto à pasta.

Na ação, foram disponibilizadas 200 vagas para castração gratuita de cem cães e cem gatos, distribuídas entre machos e fêmeas.

Os procedimentos foram realizados no “Castramóvel”, um ônibus especialmente adaptado, com uma equipe de 20 profissionais da área veterinária, que permaneceu estacionado no Núcleo de Educação Básica Municipal “Ayrton Senna da Silva” (Nebam).

Além da castração, todos os animais receberam microchips para identificação, o que facilitará a localização deles pelo tutor em caso de fuga ou abandono.

E, no período em que o tutor aguardava a realização do procedimento em seu animal, ele recebia informações sobre “guarda responsável”, bem como instruções e recomendações sobre o pós-operatório quanto a alimentação, medicação e cuidados necessários.

Publicidade

“O controle populacional dos animais domésticos é uma das metas do munícipio para evitar seu crescimento descontrolado em centros urbanos que, além de evitar a transmissão de zoonoses – tais como raiva, leptospirose, leishmaniose – ocasiona inúmeros problemas”, conforme divulgado pela assessoria de comunicação da prefeitura.

Entre os problemas, estão apontados: agressões envolvendo pessoas ou outros animais; contaminação ambiental por dejetos, pelos e dispersão de lixo; e transtornos no trânsito, que podem, muitas vezes, causar acidentes ou atropelamentos.

“Além disso, o controle populacional acarretará a diminuição do abandono de cães e gatos”, segue a assessoria.

As inscrições para o 2º Mutirão de Castração de Cães e Gatos foram iniciadas em 12 de julho, de forma presencial, no Departamento de Meio Ambiente.

As vagas se esgotaram logo no primeiro dia das inscrições e, em virtude disso, mais ações estão sendo planejadas para se atingir, o mais rápido possível, o controle populacional dos animais.

Publicidade