Duo Lucatelle-Bartoloni terá apresentação no final do mês

293





Divulgação

Musicistas fazem apresentação conjunta e gratuita na próxima quinta

 

O Duo Lucatelle-Bartoloni apresenta o projeto “Sonatas e Fantasias” no dia 29, quinta-feira, no teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório, à rua São Bento, 415, centro.

 

O concerto será a partir das 20h30, com entrada franca e patrocínio do ProAC (Programa de Ação Cultural do Governo do Estado de São Paulo).

 

Formado pela pianista Daniela Lucatelle e pelo violonista Fábio Bartoloni, o duo explora e amplia o repertório existente para esta formação camerística.

 

Neste ano, os instrumentistas pretendem lançar o CD “Sonatas e Fantasias”, com obras tradicionais e inéditas, escritas originalmente para piano e violão, encomendadas para este projeto aos compositores Eduardo Escalante, Carmo Bartoloni, Celso Mojola e João Luiz.

 

O programa do concerto terá obras de Anton Diabelli (“Grande Sonata Brilhante opus 102”), Mario Castelnuovo-Tedesco (“Fantasia opus 145”), Radamés Gnattali (“Sonatina”), Eduardo Escalante (“Duo n. 20”), Carmo Bartoloni (“Fragmentos”), Celso Mojola (“Fantasia”) e João Luiz (“On KJ Steps…”).

 

Daniela é bacharel em piano pela Universidade Estadual Paulista, na classe de Nahim Marun. Teve entre seus mestres Valdilice de Carvalho e Lydia Alimonda.

 

Participou do “Performa Clavis” e do 1º Encontro Internacional de Pianistas, realizado pelo Conservatório de Tatuí, onde participou de masterclasses com Gerald Robbins, Bernard Flavigny, Olga Kiun, Luiz Senise e Fábio Luz.

 

Foi premiada no Concurso de Piano ECA – Pompeia, Concurso de Piano “Maestro Rodrigo Tavares”, Concurso Estímulo de Piano “Professor Aécio de Souza Salvador” e Concurso Estímulo de Piano “José Mandelli”.

 

Tem realizado atividades como pianista correpetidora com vários cantores e coros na cidade de São Paulo, apresentando-se com eles regularmente em diversas cidades.

 

Bartoloni é mestre em música pelo Instituto de Artes da Unesp (Universidade Estadual Paulista “Júlio de Mesquita Filho”), já foi premiado em diversos concursos, como o “Mozarteum” e o “Souza Lima”.

 

É professor de violão na Faculdade de Música Fito (Fundação Instituto Tecnológico de Osasco), na Emesp (Escola de Música do Estado de São Paulo) “Tom Jobim” e no Conservatório “Villa-Lobos”, além de diretor artístico do Concurso de Violão Musicalis.

 

Realizou estreias mundiais de obras para violão solo dos compositores Achille Picchi e Paulo de Tarso Salles. Foi curador da série de concertos “Trilhas Eruditas”, do Sesc (Serviço Social do Comércio) Pinheiros.

 

Já se apresentou em diversas cidades, como Londres, Paris, Cambridge, Laon, Darmstadt, La Paz, São Paulo e Rio de Janeiro, entre outras.

 

Ao lado do pai, Giacomo Bartoloni, integra o Duo Bartoloni, que gravou o CD “5 Compositores Brasileiros por 2 Violonistas” (2003), apresentando-se nas principais séries de concertos do país e em cidades da Europa, como Paris, Laon (França) e Darmstadt (Alemanha).

 

Realizou diversos recitais na França, onde também gravou o CD “Romantique” (2009), ao lado do Duo Franco-Brasileiro.
É integrante do Quarteto Tau desde a criação, em 2003, lançando os CDs “Brasileiro” (2007) e “Cordas Brasileiras” (2012), este último produzido por Paulo Bellinati.

 

Também fez a estreia mundial do “Concerto para Quatro Violões e Orquestra”, de Eduardo Escalante, com o grupo.

 

O Quarteto Tau acaba de realizar turnê pela Europa, apresentando-se, entre outros lugares, na Igreja St. Martin in the Fields, em Londres, na Universidade de Cambridge e no Teatro Lês Etoiles, em Paris. Também é integrante do Quarteto Bartoloni de violões e do Trio Canto Nosso.