Duas pessoas são presas em ação da PC contra comércio ilegal de armas

Órgão cumpre mandado de busca domiciliar em quatro endereços da cidade

Arma apreendida em ação da Polícia Civil no CDHU (foto: Divulgação PC)
Da redação

Um autônomo de 33 anos e um motorista de 30 anos foram presos na manhã de segunda-feira, 13, acusados de tráfico de drogas e porte ilegal de arma. As detenções ocorreram durante ação da Polícia Civil contra o comércio ilegal de armas de fogo.

Segundo o SIG (Setor de Investigações Gerais) da Polícia Civil, as averiguações começaram a partir da apreensão de um revólver e de um simulacro de fuzil ocorrida da cidade. Com isso, a equipe do setor passou a investigar para descobrir o proprietário das armas.

(foto: Divulgação PC)

A PC informou que, após alguns meses de investigação, conseguiu identificar algumas pessoas vinculadas ao armamento apreendido e apresentou os relatórios ao Poder Judiciário, que determinou o cumprimento de mandados de busca domiciliar em quatro endereços da cidade.

Os mandados, expedidos pela juíza Mariana Teixeira Salviano da Rocha, da 1º Vara Criminal de Tatuí, e pelo juiz Marcelo Nalesso Salmaso, da Vara da Infância e da Juventude, foram cumpridos em dois endereços da CDHU, um no Jardim Lucila e outro no Jardim Nossa Senhora de Fátima.

Durante a ação, em um dos endereços da CDHU, em imóvel pertencente a João Rodrigo Sperandio, autônomo de 33 anos, os policiais apreenderam seis munições calibre 38, um revólver Taurus calibre 38 e uma porção de maconha.

Segundo a PC, o acusado confessou a posse da arma e da droga, alegando que a maconha seria para consumo próprio. Contudo, em um cômodo superior, no mesmo endereço, policiais encontraram outras 41 porções da mesma droga.

O cômodo era ocupado pelo motorista Andrew Rodrigo Sousa Leite, de 30 anos. No local, ainda foram apreendidos “apetrechos” usados para a comercialização do entorpecente. Nos demais endereços, relacionados a dois adolescentes, nada de ilícito foi encontrado.

Ainda conforme a PC, além da arma e das drogas, a equipe apreendeu quatro aparelhos de telefonia celular, (sendo dois iPhones dos adolescentes), para dar continuidade às investigações.

(foto: Divulgação PC)

A operação contou com apoio das equipes da Romu e do canil da Guarda Civil Municipal de Tatuí. Segundo a PC, um dos presos possui histórico criminal, com condenações por roubo e tráfico de drogas.

Os dois acusados foram encaminhados à Delegacia Central, sendo João Rodrigo Sperandio detido por posse irregular de arma de fogo e posse de drogas para consumo pessoal e Andrew Rodrigo Sousa Leite, por tráfico de drogas.

Os outros dois adolescentes envolvidos na investigação foram ouvidos na presença dos pais e responsáveis e liberados em seguida.