‘Donato Flores’ celebra a paz com dança, música e palestra de escritor

585





Divulgação

Apresentações musicais integraram evento realizado por entidade junto a famílias de alunas de projeto

 

Apresentações de grupos de dança, música e palestra integraram o “Encontro da Paz”, promovido pelo Lar “Donato Flores” no domingo, 1º. Voltado aos familiares das meninas assistidas pelo projeto Lar Espaço Feliz, o evento teve como objetivo “enfatizar a paz e os direitos humanos”.

Integraram as atrações o grupo de dança da Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais), a Camerata de Violões, do APV (Arte Pela Vida), e o coral do Lar Espaço Feliz. O encontro contou com palestra do escritor Eraldo Miranda, convidado especial da diretoria do “Donato Flores”.

Segundo a entidade, Miranda passou a infância em Tatuí e tem familiares na cidade. Durante a palestra, o escritor falou sobre a trajetória de vida dele e incentivou os participantes a acreditarem que “é possível realizar sonhos”. Como mensagem, disse que a “diversidade conspira a favor para a realização”.

Miranda é graduado em letras e pós-graduando em literatura pela PUC (Pontifícia Universidade Católica), de São Paulo. Além de escritor, é pesquisador de literatura oral, mitologia comparada e literatura infantil.

Também é “contador de histórias” (inclusive, em língua espanhola e francesa) e desenvolve pesquisas de incentivo à leitura para crianças nas “séries iniciais”.

Ministra cursos e palestras de formação e capacitação por todo o Brasil e possui livros de literatura infantojuvenil publicados em oito editoras e mais de dez títulos em produção. No encontro, ele abordou tópicos do livro “Guerra e Paz”, de autoria dele.

A obra é inspirada nos painéis homônimos de Cândido Portinari, artista plástico brasileiro que pintou quase 5.000 obras de “pequenos esboços e pinturas de proporções padrão”. Ele trata de ensinamentos “de cultura de paz a crianças”.

O livro conta uma história lúdica a partir de obras de Portinari, com ilustrações feitas com base em estudos e dos painéis “Guerra” e “Paz”. A obra tem prefácio assinado por Milton Nascimento, um dos ícones da música brasileira.

O “Encontro de Paz” fez parte da série de eventos que encerram a programação 2013 das atividades realizadas pelo “Donato Flores”. No mês passado, a entidade abrigou o primeiro “Encontro de Música Popular Brasileira” e o “Novembro Azul”.

Participaram do primeiro evento a Orquestra de Metais Lyra, alunos da Etec (Escola Técnica) “Salles Gomes”, integrantes do coral da “Melhor Idade”, do Lar Espaço Feliz, músicos do Conservatório e bailarinos do Balleteatro “Fred Astaire”.

No “Novembro Azul”, a entidade contou com palestra do oncologista Márcio Burata. Ele abordou temas que envolvem a saúde do homem. A iniciativa recebeu apoio da Fraternidade Feminina “Cruzeiro do Sul”, da cidade.