Doce caminhar do turismo em Tatuí

Mais que confirmada e com grande expectativa, a nona edição da Feira do Doce de Tatuí será novamente o evento destinado ao lançamento da sexta versão do Guia Turístico e Gastronômico “Tatuí Cidade Ternura”, que entra agora no mês de maio em preparativos de finalização.

Desde janeiro, contudo, o guia já está no ar em novo formato digital, pelo endereço eletrônico www.tatuicidadeternura.com.br, apresentando diversas inovações, como vídeos de seus parceiros anunciantes, mapa com georreferenciamento e notícias das áreas de turismo, eventos e cultura.

A feira, confirmada pelo secretário municipal do Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, Douglas Dalmatti Alves Lima (Buko) no mês retrasado, chegou a somar público de cerca de 175 mil “passantes” em 2022, já plenamente consolidada no Calendário Turístico Oficial do estado de São Paulo.

A programação do evento, que já está inscrevendo os expositores, terá quatro dias, de 6 a 9 de julho, incluindo o feriado estadual, em celebração à Revolução Constitucionalista de 1932 – comemorada no dia 9 de julho.

“Vamos continuar com a mesma formatação da festa do ano passado. O evento é um ‘case’ de sucesso, então, queremos manter a qualidade”, comentou Buko, antecipando a manutenção de pelo menos 55 estandes.

Conforme ele, a intenção em 2023 é aumentar o volume de vendas e fazer desta feira “a melhor de todos os tempos”, aproveitando o movimento do feriado, assim como já ocorrido nas edições anteriores.

No ano passado, a Feira do Doce movimentou R$ 1,5 milhão entre os dias 7 e 10 de julho. O resultado, apontado em levantamento dos próprios doceiros participantes, representou aumento de 78,57% em comparação à sétima edição, de 2019, quando, ates da pandemia de Covid-19, contabilizou-se cerca de R$ 840 mil.

Os expositores somaram a venda de mais de 340 mil unidades de 250 tipos de doces em 60 estandes, entre produtores e uma barraca do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí).

Para este ano, o secretário ainda informou haver novidades. Uma das principais será a presença do maestro João Carlos Martins na abertura. O músico regerá a Orquestra Sinfônica de Tatuí.

É com a mesma expectativa muito positiva que o jornal O Progresso, junto à Empresa de Comunicação Tatuí Cidade Ternura, trabalha na sexta edição do Guia Turístico e Gastronômico.

A publicação, que teve de ser paralisada durante 2020 e 2021 também em razão da pandemia, retornou em 2022, novamente obtendo grande êxito – uma das razões que, afinal acabaram justificando o investimento na versão digital.

Investimento, aliás, que já deixou de ser restrito a “apenas” alguns empreendedores do setor de turismo, o qual não mais inspira desconfianças na maioria há um bom tempo.

O resultado é que, finalmente, diminui cada vez mais a parcela dos próprios tatuianos que não acredita no potencial turístico de sua cidade natal.

Como já acentuado e repetido neste espaço de opinião várias vezes, para esses, nem parecia fazer diferença, há poucos anos, existirem aqui a maior escola de música da América Latina (que abriga uma casa de espetáculos fabulosa), um privilegiado aeroclube e o único resort pedagógico do Brasil – só para lembrar alguns dos atrativos locais.

Em pouco tempo, contudo, essa percepção tem mudado de maneira acentuada. Justamente nessa direção, além de promover os atrativos locais, o guia nasceu com o objetivo de “mudar a visão” dos tatuianos sobre sua própria cidade, tendo em evidência suas virtudes, belezas e a rica história.

Por certo, a falta de um “autoconhecimento” não contribuía com a “autoestima” e, por consequência, muito deixava de ser (bem) explorado na cidade – sobretudo, claro, a riqueza musical, a cultura caipira, a tradição doceira e a fama de ternura.

Por tudo isso e a partir de uma carência da Capital da Música, a qual até 2016 não possuía nenhuma publicação especializada em sua gastronomia e atrativos, surgiu o primeiro guia turístico do município.

Assim, O Progresso de Tatuí produziu o informativo com todos os prestadores de serviços e empresas das áreas de turismo, lazer, cultura, alimentação e hospedagem do município.

Exclusivo dentro desses segmentos, o guia impresso “Tatuí Cidade Ternura” alcançou grande repercussão, especialmente por servir a duas funções em uma única publicação: como amplo e completo informativo em gastronomia e lazer para os próprios tatuianos e, ainda, por atender aos turistas em busca de informações sobre a cidade.

A publicação, que também tem contribuído concretamente com a divulgação da Capital da Música além das fronteiras locais, integrou o movimento que ajudou Tatuí a ser reconhecida como MIT (Município de Interesse Turístico) do estado de São Paulo.

Ainda, de forma positivamente inesperada, especificamente a partir de 2019, o guia “Tatuí Cidade Ternura” passou a ser utilizado como material de divulgação até pelos profissionais de aplicativos de transporte na cidade, que têm nele um roteiro frequentemente seguido pelos turistas.

Como conteúdo, o guia seguirá apresentando reportagens sobre os principais pontos turísticos locais, além de todos os bares, cafés e restaurantes, hospedagens, festas, eventos anuais e uma especial indicação: todos os produtores de doces, inclusive, os artesanais.

A listagem geral (“gratuita” aos anunciantes) é composta no formato de classificados, à qual são acrescidas as publicidades com informações em detalhes sobre os estabelecimentos, além dos “publieditoriais” (conteúdo sobre as empresas e serviços no formato de reportagem) e dos anúncios tradicionais.

Assim, a publicação se tornou exclusiva na cidade, servindo, realmente, como um guia, vez que não apenas apresenta nomes e contatos dos anunciantes, mas ressalta os pontos turísticos com reportagens.

Quanto ao novo portal, trata-se do mesmo conteúdo da versão já tradicional, embora com outras possibilidades e a agilidade que a web permite.

Em ambas as versões, independentemente das plataformas, a proposta maior continua em comum: seguir acreditando e investindo no efetivo progresso do turismo em Tatuí!