DME projeta realizar competições de futebol programadas para 2020

346
(foto: AI Prefeitura)
Da reportagem

Com as atividades esportivas presenciais suspensas há quase três meses, o Departamento Municipal de Esporte, da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, ainda deseja realizar todos os campeonatos de futsal e futebol que havia programado para este ano.

As disputas das competições normalmente se estendem por vários meses. No entanto, a O Progresso, o diretor municipal do Esporte, Douglas Dalmatti Alves Lima, o Buko, apontou a possibilidade de as formas de realização dos eventos serem modificadas.

De acordo com Buko, a intenção do DME é promovê-las e encerrá-las ainda em 2020. “Nossa ideia é de as disputas não ‘entrarem’ ao próximo. No entanto, tudo ainda irá depender dos acertos pós-pandemia”, declarou.

Entre as competições de futebol, o DME possui uma parceria com Cesário Mota Filho, o Cesário Tatu, organizador do Campeonato José de Campos – “Zé Leiteiro”.

A 14ª edição do tradicional torneio, exclusivo para atletas a partir de 50 anos, iniciada em janeiro, ainda não tem data para ser encerrada. A decisão da competição entre Clube de Campo e Santa Cruz aconteceria no dia 22 de março, no entanto, foi adiada.

No âmbito esportivo, estão suspensas, por tempo indeterminado, todas as atividades, como competições, treinos e viagens de atletas.

Neste ano, o DME já havia iniciado a 6ª Copa Tatuí Futsal para Menores, mas a paralisação aconteceu após a primeira rodada ter sido disputada. A edição de 2020 reúne 53 equipes, divididas em cinco categorias masculinas mirins e uma categoria feminina livre.

Em 15 partidas válidas pela rodada inaugural, disputadas nos dias 7 e 8 de março, as redes do ginásio de esportes do Clube de Campo foram balançadas em 94 oportunidades, média de 6,26 gols por jogo.

No final de semana seguinte, 14 e 15 de março, aconteceriam mais 15 jogos. Contudo, todos os confrontos, válidos pela segunda rodada, foram adiados pelo DME.

Quando o primeiro período de quarentena foi oficializado no município, em março, o departamento municipal já estava recebendo as inscrições para a oitava edição da Copa Craque do Futuro.

Em 2020, a competição mirim de futebol de campo permaneceria sendo promovida em quatro categorias: sub-11, sub-13, sub-15 e sub-17, aos atletas nascidos entre 2009 e 2011, 2007 e 2008, 2005 e 2006 e 2003 e 2004, respectivamente.

As equipes interessadas em participar da nova edição da Copa Craque tinham até o dia 17 de abril para realizar as inscrições. No entanto, segundo Buko, as matrículas à competição também estão suspensas.

No dia 5 de maio, ocorreria um congresso técnico no Centro Cultural, para apresentação do regulamento e definição das chaves de cada categoria, com presença obrigatória de todas as equipes. A competição tinha início previsto para o dia 16 de maio.

A partir de 2020, o DME programava a realização de competições de futebol de campo em três divisões. Considerada a “primeira divisão” local, a terceira edição do Campeonato Amador Municipal continuaria como a “elite” do futebol tatuiano.

O “Amador” contaria com os seis melhores de 2019 e os seis times que obtiveram a melhor classificação no 18º “Varzeano”: Calhas Alpha/Tubarão, Bola Mais Um, Tóquio, Vila Angélica, Guarapó, Independente, Tubarão, Enxovia, Az de Ouro, Futebol Peixoto Tatuí, Força Jovem e Os Únicos.

O DME ainda promoveria a estreia da Copa Tatuí, a nova “segunda divisão”. A competição reuniria as equipes que terminaram o 18º Varzeano da 7ª até a 18ª posição em 2019: União Vila Esperança, Amizade, Americana FC, Grupo BT, 1º de Maio, Tabajara, Jardim Gonzaga, Meninos da Europa, Bigode Grosso, Atlético Tatuí, Arsenal e São Conrado.

Já a 19ª edição do Varzeano passaria a ser a “terceira divisão” do município. O torneio contaria com as agremiações que ficaram da 19ª até a 28ª posição e ainda poderia ter a participação de qualquer outra equipe que não tivesse participado de competições no ano passado.

Inicialmente, antes do período de inscrições, participariam do certame as agremiações: Asa Branca, GE Americana, Família Astória, Aliados do Wanderley, Barroca, Cristal Palace, Santa, Nova Geração, Jonão e Vila Real.

Conforme adiantado pelo gestor esportivo do DME, Diego Barros, novos times interessados também poderiam competir no certame, que seria disputado no sistema de “mata-mata”.

“Em 2020, teremos três divisões com uma nova nomenclatura aos campeonatos municipais, para valorizar nosso futebol”, declarou o gestor esportivo, ainda em 2019.