Divulgação
Diego Guedes faz recital de formatura ao fortepiano na Matriz
O aluno da área de performance histórica do Conservatório de Tatuí, Diego Guedes, faz no fim do mês recital de conclusão de curso. A apresentação de fortepiano (instrumento antecessor do piano atual) está agendada para às 19h do dia 27, na Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição (Igreja Matriz), com entrada franca.
O curso de fortepiano do Conservatório de Tatuí é o único oferecido no país. Ele integra a área de performance histórica que é reconhecida nacionalmente como uma das principais do segmento.
Também são oferecidos, pela mesma área, cursos de flauta doce, cravo, baixo contínuo, cordas dedilhadas históricas, violino barroco, viola barroca, viola da gamba e violoncelo barroco, sempre com réplicas de instrumentos de época.
Guedes é “um dos pioneiros a formar-se em fortepiano”, conforme a assessoria de comunicação do Conservatório. O recital, a pedidos dele e sob organização da coordenadora da área, Débora Ribeiro, será realizado na principal igreja da cidade.
Para tanto, o instrumento, um dos raros do país, será transportado exclusivamente para o evento. No repertório, estão obras de Wolfgang A. Mozart (Sonata em Fá maior KV 332 e Sonata em Sib KV 333).
Cursando último semestre de aperfeiçoamento em piano clássico e fortepiano no Conservatório de Tatuí, Guedes frequenta aulas regulares com Miriam Braga e Fúlvio Ferrari e integra o grupo de pianistas correpetidores do Conservatório de Tatuí desde 2010 como pianista, fortepianista e baixo continuísta.
Representando Tatuí, o músico venceu o Mapa Cultural Paulista na edição estadual (com o Trio Inflammati) e, mais recentemente, como instrumentista solista.
Foi aluno de Solange Garcia (Três Lagoas, MS), Tereza Pavanelli Albuquerque (Ilha Solteira, SP) Pedro Persone (Universidade Federal de Santa Maria, RS), Cristiane Blóes (Tatuí, SP) e Dana Radu (Romênia/Brasil).
Contemplado com bolsa de estudos pelo XVI “Rio Internacional Cello Encounter”, no Rio de Janeiro, realizou aulas de piano com os professores Gerald Robbins (EUA), Lorna Griffitt (EUA), Maria Clodes Jaguaribe (EUA/Brasil) e Marek Zebrowski (Polônia) no Conservatório de Tatuí com Horácio Gouveia (piano/Emesp) e Alessandro Santoro (fortepiano/Emesp).
Integrou o Trio Inflammati com o qual venceu do II Prêmio Incentivo à Música de Câmara do Conservatório de Tatuí, grupo convidado à realização do concerto de abertura do III “Encontro Internacional de Performance Histórica” e V “Encontro Nacional de Flauta Doce”.
O trio também obteve o “Prêmio Música Instrumental” concedido pelo concurso estadual Mapa Cultural Paulista 2011/2012, recebendo orientações de Miriam Braga, Pedro Persone, Ricardo Kanji, Alessandro Santoro, Christian Ruvolo (Itália/Alemanha) e do maestro alemão Felix Krieger.
Como pianista solista, Guedes atuou frente à Orquestra Sinfônica Jovem do Conservatório de Tatuí com regência de Juliano de Arruda Campos e como fortepianista com o Ensemble de Performance Histórica sob orientação de Pedro Persone.
Venceu o Mapa Cultural Paulista 2013/2014 na categoria solista instrumental representando a região administrativa de Sorocaba e a cidade de Tatuí, participando da gravação do CD e DVD produzido pela Abaçaí Cultura e Arte. Por conta da premiação, o músico foi convidado à fase de circulação, para participar de concertos produzidos em cidades do Estado de São Paulo.
Atualmente, integra o corpo musical da companhia de teatro “Atores em Conserva”, selecionado pelo Projeto Ademar Guerra para a fase circulação em 2014 com o espetáculo “Cordel do Amor sem Fim”, de Cláudia Barral. A peça foi inclusa no circuito artístico do “Festival de Teatro de Curitiba”, no Paraná, e apresentada em diversas cidades do interior do Estado de São Paulo.
Recital
Outra ação da área de performance histórica do Conservatório de Tatuí neste mês será o recital dos demais alunos de fortepiano, cravo e violoncelo barroco. A apresentação será no dia 24, uma terça-feira, a partir das 18h, na sala multimídia da unidade II (antigo fórum da comarca), à rua São Bento, 808, com entrada franca.
Os alunos têm orientação dos professores Fúlvio Ferrari e João Guilherme Figueiredo, tendo Débora Ribeiro na coordenação. No repertório, apresentarão obras de Johann Sebastian Bach, Henry Purcell, Giles Farnaby, Luigi Boccherini e Carl Philipp Emanuel Bach.
Participarão do recital: Lucas Alves Mercadante e Lilian Graziela de Oliveira (fortepiano), José Renato Gonçalves e Daiane Monteiro de Barros (cravo) e Ana Gabriela Mendoza Condori (violoncelo barroco).