Da reportagem
Com as determinações de isolamento social, devido à pandemia do novo coronavírus, o movimento nos cemitérios de Tatuí no Dia de Finados registrou queda de 12%, em comparação às visitas realizadas no ano passado.
Segundo Elias Donizeti Miranda, diretor executivo do Departamento Municipal de Obras e Infraestrutura, entre quarta-feira, 28 de outubro, e a segunda-feira, 2, os cemitérios Cristo Rei (na avenida das Mangueiras) e São João Batista (no Vale da Lua) receberam, aproximadamente,22 mil visitantes.
O número representa cerca de 3.000 pessoas a menos que no ano passado, quando as necrópoles receberam pelo menos 25 mil pessoas em três dias (de 2 a 4 de novembro).
“O número foi bem reduzido neste ano. É uma fase nova que estamos vivendo com a pandemia mundial. Acredito que muitas pessoas preferiram evitar aglomerações. Além disso, neste ano, não tivemos missa no cemitério do centro, que acaba reunindo mais gente”, comentou o administrador.
Os cemitérios abriram para visitação das 7h às 18h, entre os dias 26 de outubro e 2 de novembro – Dia de Finados -, seguindo os protocolos sanitários exigidos por conta da pandemia de Covid-19.
“Resolvemos deixar aberto em horário especial nos dias que antecederam à data, para evitar aglomeração dos visitantes. Com isso, o público ficou bem dividido e foi passando por lá aos poucos”, completou Miranda.
O escritório central também funcionou em horário especial durante a semana para atender às famílias. A prefeitura disponibilizou funcionários para trabalhar nos locais, ajudando os visitantes com acesso a informações, realizando pelo menos 380 atendimentos nos seis dias.
“Entre os dias 26 e 31 de outubro, estimamos que, aproximadamente, 30 pessoas foram atendidas. No sábado, 31 de outubro, foram 20 atendimentos; já no domingo e na segunda-feira, foram mais de 150 por dia”, enumerou o administrador.
O diretor ressaltou que, neste ano, as visitas aconteceram de forma tranquila e organizada, e ainda garantiu que funcionários estiveram trabalhando, durante todo o dia, na limpeza geral das necrópoles.
A programação do feriado ainda incluiu a tradicional feira livre, com barracas de flores, velas, frutas, alimentos, brinquedos, bijuterias e roupas, com estandes no centro e no Vale da Lua.