“Dia D” na Praça da Matriz encerra as ações da Campanha do Agasalho

361
Estabelecimentos pontos de coleta farão a entrega de todas as doações recebidas ao longo do mês (foto: AI Prefeitura)
Publicidade

As ações da Campanha do Agasalho 2019, promovida pelo Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí) nos mesmos moldes da campanha do Fussp (Fundo Social de São Paulo), são encerradas oficialmente neste sábado, 29, às 9h, com o “Dia D” na Praça da Matriz.

Na ocasião, todos os locais que funcionaram como ponto de coleta fazem a entrega de todas as doações recebidas ao longo do mês. A campanha teve início em Tatuí no dia 8, contando com 300 caixas de arrecadação distribuídas na cidade.

Durante este período, a população pôde doar cobertores, calçados e roupas novas e usadas em bom estado, em entidades, escolas municipais e estaduais, pré-escolas, creches, clubes, empresas, condomínios e órgãos públicos.

Neste ano, a campanha teve como protagonistas os personagens Ben10 e As Meninas Superpoderosas, do Cartoon Network, com o tema “Nosso Superpoder contra o Frio é um Agasalho Novo”.

De acordo com a presidente do Fusstat, Sônia Maria Ribeiro da Silva, o número total de peças arrecadadas será contabilizado após o encerramento oficial. Contudo, ela adianta que a estimativa deste ano é de que as doações superem as edições anteriores da campanha.

Publicidade

“Ainda não dá para saber, porque tem a triagem e tudo isso, mas, pelo movimento, vai ser igual ou maior. Começamos mais tarde neste ano, porque estávamos esperando o governo do estado enviar as caixas, mas, até agora, estamos muito felizes com o resultado”, destacou Sônia.

Conforme divulgado, a campanha deste ano pretende arrecadar pelo menos 50 mil peças. No ano passado, a entidade recebeu mais de 52 mil e, em 2017, 44 mil.

“Estamos confiantes que a população de Tatuí vai colaborar mais uma vez com a realização desta campanha. As pessoas são solidárias e têm consciência da necessidade de aquecer as pessoas em vulnerabilidade nesta época do ano, e, por isso, agradecemos desde já a todos que fizeram a doação”, ressaltou.

A presidente lembra que, além das caixas que foram distribuídas pela cidade, a campanha incluiu uma programação de arrecadação porta a porta, que também está colaborando para o aumento do volume de arrecadações.

Sônia salienta que a iniciativa visa atender às pessoas que gostariam de fazer a doação, mas que, por motivos diversos, não puderam levar roupas, agasalhos e calçados até um dos pontos de arrecadação.

Na manhã do sábado passado, 22, equipes do Fusstat, do Grupo Escoteiro Tupancy e do LEO Clube de Tatuí percorreram um percurso das ruas dos bairros Valinho, Inocoop, Jardim Mantovani, São Judas Tadeu e Nossa Senhora Aparecida. Durante a ação, foram arrecadadas mais de 2.500 peças.

Já neste sábado, 29, mais um mutirão de arrecadação deve ser realizado em parceria com o Moto Clube “Os Tatus do Asfalto”. A partir das 14h, cerca de 40 integrantes do grupo, devidamente identificados, percorrem as ruas do bairro Tanquinho e do Jardim Santa Rita de Cássia.

Segundo a assessoria de comunicação da prefeitura informou em nota, o cronograma foi planejado estrategicamente, visto que esses são os bairros com o maior número de habitantes de Tatuí.

“Essa importante e tradicional ação ocorre há mais de cinco anos na cidade. Desse modo, moradores dessas localidades, que tiverem interesse em colaborar, já podem deixar as peças separadas e aguardar o mutirão passar pelas ruas”, diz a nota.

As roupas e agasalhos doados serão encaminhados para a sede do Fundo Social e, posteriormente, distribuídos para pessoas carentes do município.

A presidente ainda ressalta que aqueles que ainda não doaram poderão levar as peças de roupa em bom estado e entregá-las durante o Dia D, na Praça da Matriz. Algumas caixas de coleta também devem permanecer arrecadando peças após o encerramento, mas os locais ainda não foram definidos.

Depois da arrecadação, as roupas passarão por triagem, para serem separadas à doação. As peças serão levadas a um barracão cedido pelo empresário Jonas Caetano Filho. Lá, a equipe fará a triagem e separação das roupas em kits para encaminhá-los à doação.

O processo de seleção será acompanhado pela coordenadora da campanha, Edite Oliveira, junto com uma equipe de 20 pessoas. Os agasalhos e cobertores serão distribuídos, no dia 22 de julho, para famílias carentes cadastradas no Fusstat e, no dia 29 de julho, para entidades assistenciais do município.

Publicidade