Mais
    Início Cultura Dez finalistas do Concurso Imagine Brazil se apresentam no ‘Procópio’

    Dez finalistas do Concurso Imagine Brazil se apresentam no ‘Procópio’

    Vencedor participará da etapa final internacional no próximo semestre

    Competição é voltada para jovens músicos e que contempla todos os gêneros musicais (foto: www.folhape.com.br)
    Da redação

    Neste domingo, 3, às 18h, dez finalistas do concurso Imagine Brazil 2022 apresentam-se no Teatro “Procópio Ferreira”, do Conservatório de Tatuí, concorrendo a uma vaga na disputa internacional do festival, que acontece no segundo semestre, na Europa. A entrada é gratuita.

    Entre os finalistas, estão Bento Tibúrcio e Yago Araújo, de 17 e 15 anos, respectivamente, estudantes de música em Brasília, no Distrito Federal. Cainã Mendonça, que também concorre, é baterista e pianista, tendo passado a infância presenciando e participando de atividades musicais, apresentações e gravações em estúdio.

    Já o projeto “Dumont” começou como uma ideia de Pedro Heise, com a intenção de escrever músicas como um método de exercício. Logo, elas tomaram forma e pararam de ter a finalidade de estudos, tornando-se algo em que Heise diz ter se aprofundado.

    Aos 21 anos, Elian Flores, por sua vez, vem fazendo shows por toda a região noroeste paulista. Cantor e compositor, participou do programa “The Voice Brasil”, da Rede Globo, e de edições anteriores do Festival Imagine Brazil. Começou a cantar aos cinco anos.

    Gustavo Tenes tem 19 anos e cursa o terceiro ano de bacharelado em contrabaixo. Filho de trompetista e irmão de baterista, desde os dois anos teve contato com a música. Aluno do Conservatório “Souza Lima”, estudou diversos instrumentos.  Atualmente, desenvolve trabalhos na área de produção musical, ensino musical e performance.

    Mais um participante, Marco Antônio Men Batista Barbosa, conhecido como Kyton, tem 17 anos e nasceu na cidade de São Paulo.  Musicista e compositor, foi criado em uma família musical e, desde criança, esteve em contato com vários instrumentos.

    Luna Maria canta desde os oito anos, explora músicas do estilo MPB e pop e já participou de diversos concursos musicais, como o “The Voice Kids”, Imagine Brazil, Virada Paulista, Estação Cultural e outros.

    O violonista Pedro Barra começou os estudos de violão clássico no Conservatório de Tatuí em 2013. Em 2018, conquistou o primeiro lugar no X Prêmio Incentivo à Música de Câmara, do próprio CDMCC, ano em que passou a ser integrante da Camerata de Violões do Conservatório de Tatuí.

    O Quarteto Mangaio se formou após a pandemia, quando os integrantes se encontraram na volta das aulas presenciais do Conservatório de Tatuí. Após um breve contato musical em aulas e jam sessions, decidiram formar o quarteto para “explorar novas sonoridades da música instrumental improvisada”.

    Stefany Lima tem 16 anos e mora em Caucaia, no Ceará.  Participou de várias apresentações religiosas, em festivais de escolas, e, atualmente, participa como solista da Camerata Heitor Villa-Lobos, orquestra oficial do Theatro “José de Alencar”, em Fortaleza.

    O concurso, que ocorre desde 2015, é uma competição voltada para jovens músicos e que contempla todos os gêneros musicais. Foi criado pela Jeunesses Musicales International (JMI), considerada a maior ONG de música para jovens do mundo.

    O Imagine Brazil é realizado em parceria com a Sustenidos, uma organização de gestão de políticas públicas na área da educação musical.