Demutt segue com vistoria de segurança junto a 84 taxistas





Demutt

Agentes começaram trabalhos de fiscalização na quinta-feira da semana passada, na Praça da Matriz

 

O estado de conservação do carro, as luzes de freio, suspensão, presença e validade de extintor de incêndio, pneu e até estepes estão entre os 30 itens verificados durante vistoria anual em táxis que circulam em Tatuí.

O trabalho faz parte do processo de renovação de alvará e prossegue nesta semana, a cargo do Demutt (Departamento Municipal de Trânsito e Transportes).

Neste ano, dois agentes cuidam da fiscalização. Desde a quinta-feira da semana passada, 19, Aldanir Kleber de Lima e Giovane Aparecido Alves de Souza têm a missão de percorrer pontos de táxis do município.

“Todos os itens de segurança do veículo são verificados. A análise vai do triângulo até o taxímetro”, disse Souza. O trabalho é realizado diariamente, sem pré-agendamento.

Conforme Lima, não há necessidade de aviso prévio aos profissionais. “Nós aparecemos de surpresa. Quem não está no ponto, na hora da fiscalização, acaba sendo avisado pelos demais colegas. Um entra em contato com o outro”, explicou o agente.

Nos dias 19 e 21, as vistorias aconteceram no ponto de táxi da Praça da Matriz. Na segunda-feira, 23, os agentes fiscalizaram o ponto da rua 7 de Abril (largo do Mercado Municipal).

Outros quatro pontos serão visitados nos próximos dias. Eles funcionam na rua Maneco Pereira, na praça Antônio Prado (Concha Acústica), Coop (Cooperativa de Consumo) e na Rodoviária Municipal “Pedro de Campos Camargo”.

Ao todo, 84 táxis em operação em Tatuí serão vistoriados. O procedimento dura, aproximadamente, 15 minutos e inclui o preenchimento de uma ficha.

“Ele é muito importante porque garante não só a segurança para o profissional que atua no transporte, como para os passageiros”, declarou Lima.

Conforme ele, a fiscalização é concluída quando todos os itens são checados e não há pendências. Se houver a necessidade da revisão de qualquer dos pontos analisados, o motorista precisa revê-los, solicitar nova vistoria junto à Prefeitura e aguardar o prazo de reavaliação para obter o alvará.

A expectativa dos agentes é de que a fiscalização seja encerrada na primeira quinzena de março. “Não dá para concluir antes porque é muito veículo. E nós fazemos, praticamente, um ponto por dia”, argumentou Lima.

Segundo ele, o Demutt conta com a compreensão de todos os profissionais do município. “É uma segurança e uma garantia para eles. Se forem viajar, por exemplo, e tiverem com o alvará vencido, serão punidos. Na verdade, o táxi é uma empresa ambulante e, como tal, precisa estar regularizada”, concluiu.