DC soma mais desabrigados e menos municí­pios em ‘Operação Verão’





Com objetivo de preservar vidas e reduzir danos materiais durante a estação climática mais chuvosa do ano, a Operação Verão, desencadeada em todo o Estado, resultou em mais desabrigados e menos municípios atingidos. Pelo menos este é o resultado de balanço divulgado pela Cedec (Coordenadoria Estadual de Defesa Civil) no comparativo aos períodos de 2013/2014 e 2014/2015.

Na região de Sorocaba, que inclui Tatuí, a coordenadoria registrou queda no número de cidades atingidas. Entre o final do ano retrasado e início do passado, 11 apresentaram ocorrências decorrentes de chuvas.

Esse número caiu para oito no mesmo período entre 2014 e 2015. Houve aumento no número de feridos e de óbitos, cujos casos passaram, cada um, de nenhum para um.

O número de desabrigados (pessoas que precisaram abandonar a habitação, mas que não ficaram em abrigo público) caiu, passando de 12 para nenhum. Já no caso dos desalojados (que precisam de abrigo), houve aumento de 15 casos, passando de 32 para 47.

O relatório divulgado pela Cedec não especifica quais os municípios receberam ajuda. Ele aponta a região de Sorocaba apenas no PPDC (Plano Preventivo da Defesa Civil) e inclui lista de cidades atendidas com materiais até o dia 1º do mês.

No total, elas receberam 33.397 itens, entre agasalhos, produtos de limpeza, EPIs (equipamentos de proteção individuais) e para higiene pessoal. A colaboração somou R$ 250.101,11, destinados às equipes e às populações das cidades.

Todos os dados da Operação Verão 2014/2015 podem ser consultados no site da Defesa Civil do Estado ( www.defesacivil.sp.gov.br ), ou acessando-se diretamente o link www.sidec.sp.gov.br/defesacivil/index.php/2014-02-17-13-07-06/op-verao-14-15.

O relatório foi repassado a O Progresso a pedido do coordenador regional de DC de Sorocaba (Redec/I4), o major tatuiano Miguel Ângelo de Campos.

Conforme o documento, mesmo enfrentando o segundo verão mais chuvoso dos últimos 15 anos (a maior incidência do período foi no verão de 2009/2010), houve queda no número de municípios afetados e de danos humanos e materiais.

Na Operação Verão 2013/2014, 150 municípios sofreram com os altos níveis de precipitação pluviométrica; Já nesta operação, o número caiu para 128 municípios.

O número de óbitos em relação a 2014 também foi menor: 28 ante 41, sendo 12 decorrentes de raios. A Cedec ressaltou que, neste verão, houve a influência do fenômeno climatológico El Ninõ, que intensifica a incidência de descargas elétricas.

Com o intuito de conscientizar e evitar perdas humanas, a coordenadoria realizou, durante toda a estação, campanhas preventivas que alertavam sobre os perigos durante tempestades acompanhadas de raios.

Para atender aos munícipes atingidos, ela repassou produtos e materiais de ajuda humanitária, como colchões, cestas básicas, produtos de limpeza e higiene pessoal, além de realizar diversas vistorias técnicas com apoio do IG (Instituto Geológico) e IPT (Instituto de Pesquisas Tecnológicas).

Tatuí recebeu a visita de membros da segunda entidade no fim de janeiro. Na ocasião, eles declararam o distrito de Americana como um dos cinco pontos carentes de atenção constante.

Os representantes do órgão estiveram no local juntamente com membros da coordenadoria e da DC de Tatuí, no dia 29. Vulnerável a enchentes, o bairro possui, aproximadamente, 300 moradores.

A visita em Tatuí estava prevista em contrato assinado entre o IPT e a Coordenadoria Estadual da DC. Por meio dela, os técnicos do instituto fizeram um mapeamento das áreas de alto e muito alto risco a deslizamentos e inundações.

No total, 42 municípios abrangidos no PPDC do Estado passaram por vistorias.

X