
Da redação
A prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, realiza dois encontros especiais do Projeto Tradição e Raiz, como parte das comemorações da 83ª Semana Paulo Setúbal e do aniversário de 199 anos de Tatuí.
“A proposta celebra a cultura popular e valoriza os artistas da terra, destacando o cururu como expressão autêntica da identidade caipira”, declara a assessoria de comunicação do Executivo.
As apresentações são com os Cururueiros de Tatuí – grupo contemplado pela Lei Paulo Gustavo – em espaços públicos tradicionais, “reunindo o público em torno da oralidade, da música e da poesia improvisada que caracterizam essa manifestação tipicamente paulista”.
O primeiro encontro acontece neste domingo, 3, às 10h, durante a tradicional feira livre do Largo do Mercado, na praça Anita Costa, ponto que reúne gastronomia e manifestações culturais.
Já na próxima quarta-feira, 6, às 19h, o cururu será a atração na Feira da Lua, na praça Ayrton Senna (vila Dr. Laurindo), “proporcionando ao público uma experiência noturna embalada pelo som do repente e das raízes sertanejas”.
Produzido pelos próprios cururueiros, o projeto informa “ter como missão resgatar e manter viva essa tradição, tão presente na formação cultural do interior paulista”.
O Projeto Tradição e Raiz faz parte da programação permanente da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer e, a partir do mês de agosto, passa a ser realizado mensalmente, “fortalecendo a valorização da música tradicional e reafirmando o papel da administração pública na preservação da memória cultural de Tatuí”, conforme anunciado.