Cristina Siqueira é a convidada do projeto ‘Literatura Tatuiana’

Cristina Siqueira assina publicações “Livro de Rua” e “Prisma” (foto: AI Prefeitura)
Da redação

Nesta sexta-feira, 21, às 9h, o projeto educativo “Literatura Tatuiana”, do Museu Histórico “Paulo Setúbal”, receberá para bate-papo a escritora Cristina Siqueira.

Além de fazer parte das comemorações do Dia da Literatura Tatuiana, celebrado em 4 de maio, a conversa desta semana integra a programação da 19ª Semana Nacional de Museus, que acontece de 17 a 23 de maio.

O bate-papo estará disponível no canal do museu no YouTube (https://bit.ly/2QCDjXa) e também poderá ser visto presencialmente, no auditório da entidade, de terça-feira a domingo, das 9h às 17h, sempre seguindo todos os protocolos sanitários.

A 19ª Semana Nacional de Museus tem como tem “O Futuro dos Museus: Recuperar e Reimaginar”, que propõe a reflexão sobre o futuro dos museus.

“Porém, só é possível inspirar o futuro se existir um compromisso criativo com o presente”, conforme a iniciativa. O tema escolhido pelo Conselho Internacional de Museus (Icom) para a comemoração do Dia Internacional dos Museus 2021 (em 18 de maio), visa fomentar as discussões do “campo museal” e inspirar os eventos propostos pelas instituições.

Cristina Siqueira

Escritora, poetisa, decoradora e educadora, Cristina tem ateliê em Tatuí, cidade onde realizou o projeto “Livro de Rua” e o livro “Prisma”. Foi articulista do jornal O Progresso de Tatuí e trabalhou durante 17 anos na área de educação.

Dinamizou espaços culturais e ampliou o trabalho em viagens pelo Brasil e pelo exterior, com foco na poesia. Seu CD “Se Houvesse Amor à Vida Seria Carícia” foi lançado em várias cidades da Europa, sendo seu cartão de visita em Coimbra, Lisboa, Barcelona, Paris e Florença.

É curadora de várias intervenções poéticas e artísticas, promovendo saraus, exposições e recebendo, em seu ateliê, escritores, poetas e artistas.

Em 2021, devido ao isolamento social, realizou um mês dedicado à poesia e um sarau, de forma virtual, que envolveu personalidades de Tatuí e do mundo.

Autora de cinco livros, entre eles, “Papel”, “A Carne da Noz” e “Por Trás dos Muros”, e da performance teatral “Chama de Vida”, com o grupo Novas Tendências, Cristina é membro correspondente da Academia Sorocabana de Letras.

Dedica-se, diariamente, a dinamizar as mídias sociais com trabalho literário e artístico, contando com leitores fiéis que a acompanham. Além disso, está em fase de finalização de um livro cujo cenário é Trancoso, localizado no sul da Bahia.