
Da redação
Nesta sexta-feira, 9, as ruas recebem o cortejo do Circo Escola “Pé Vermelho”. A partir das 16h30, a trupe parte da Praça da Santa e segue em direção à Praça da Matriz, com chegada prevista para as 17h30.
O evento, promovido pelo Grupo Núcleo Pavanelli, conta com apoio da prefeitura, por meio da Secretaria de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer.
Com o objetivo de “celebrar a arte e a memória popular, o cortejo promete encantar públicos de todas as idades com música ao vivo, intervenções circenses e muita alegria”, antecipa a assessoria de comunicação do Executivo.
“Em clima festivo e acessível, a iniciativa transforma as ruas em palco e convida a comunidade a participar de uma verdadeira celebração da cultura popular”, segue o serviço municipal.
O espetáculo integra projeto contemplado pela PNAB (Programa Nacional Aldir Blanc), promovido pelo Ministério da Cultura e o governo federal.
Acompanhando a tradição dos antigos circos itinerantes, o grupo traz a sua própria charanga (nome dado às pequenas bandas formadas por instrumentos de sopro e percussão). Em Tatuí, a charanga ganhou um nome especial: “Pé Vermeio”, em homenagem à característica terra vermelha da região.
“O cortejo é mais do que um espetáculo: é um convite à memória afetiva e à valorização da cultura de rua. Palhaços, músicos e personagens encantadores desfilam pelas ruas, feiras, escolas e praças, resgatando a magia dos circos que, antigamente, anunciavam suas atrações em meio ao povo”, acentua a assessoria.