‘Corrida Ecológica’ tem participação de cem atletas em volta após 3 anos

Prova da Comunidade São Francisco de Assis aconteceu durante o feriado

Equipe Pé Vermeio sobe ao pódio em 2 provas em intervalo de 3 dias (Foto: Divulgação)
Da redação

Após exatos três anos, o feriado da Proclamação da República, celebrado na terça-feira, 15, voltou a ser data da Corrida Ecológica na Capital da Música. Neste ano, os organizadores promoveram a quinta edição, sendo que a anterior, em virtude da pandemia, ocorreu em 2019.

Realizada pela Comunidade São Francisco de Assis, pertencente à Paróquia Santa Teresinha do Menino Jesus, a prova, que recebe apoio da prefeitura, pela Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, reuniu uma centena de corredores em trajeto de cinco quilômetros.

A prova entregou medalhas a todos os atletas concluintes das modalidades de corrida. Os organizadores também realizaram a entrega de troféu aos cinco melhores corredores na classificação geral masculina e feminina, além dos três melhores na disputa por faixa etária.

O título geral masculino foi conquistado pelo tatuiano Djavan Cesário Vieira. O atleta da equipe local CEU Running foi o mais rápido entre os 55 corredores inscritos na atual edição, completando o percurso em 16 minutos e nove segundos. Ele correu, em média, um quilômetro a cada três minutos e 13 segundos.

Apenas quatro segundos depois, Altair da Silva Dreger, da equipe Jacaré Ferragens, terminou na segunda colocação. Completaram o pódio dos homens: Fábio Estevão Martins, da Evolution Runners, na terceira posição; Cláudio Donizete Campos, na quarta; e Jefferson Rodrigues de Oliveira, da Contra Tempo Running, na quinta.

Na disputa entre as mulheres, destaque para equipe tatuiana Contra Tempo Running. A agremiação “amarelou” o pódio feminino, ocupando três das cinco primeiras posições. A disputa reuniu 45 mulheres, sendo que, entre as 25 corredoras mais rápidas, 14 representam a equipe.

A Contra Tempo Running ocupou 60% do pódio feminino graças à vice-campeã, Flaviana Muniz da Silva, à quarta colocada, Ana Luíza de Góes Santos, e à quinta, Mariana Mendes Ribeiro. A prova foi vencida por Sydney Rovai Prestifilippo, da equipe Jabaquara, e a tatuiana Luciana Ribeiro da Silva, da equipe Fênix, completou o pódio, no terceiro lugar.

Na disputa por faixa etária, somente a prova masculina contou com uma categoria de nove a 19 anos. Formaram o pódio da categoria: Felipe Altair Chierici Data, da Pé Vermeio, na primeira posição; João Pedro Rosa da Silva, da Fênix, na segunda; e Arthur Tonny Alegre Fernandes, na terceira.

Mateus Ramos da Paixão, Rafael Aparecido Vieira da Silva, da Pé Vermeio, e Renan Guedes Costa Pasztetnik, da Contra Tempo Running, foram os três mais rápidos da categoria masculina de 20 a 29 anos, respectivamente.

Na mesma faixa etária, porém, entre as mulheres, o pódio foi composto por Ana Carolina Pereira de Pádua, da equipe Salles Running, no topo, Tábita Sanches Oliveira, da Bones Running, na segunda colocação, e Hanna Beatriz Martins de Paiva, na terceira.

Na categoria masculina de 30 a 39 anos, cada um dos atletas representava uma equipe diferente. O ganhador foi Evandro de Figueiredo, da Pró Fitness Runners, seguido por João Paulo Soares, da Contra Tempo Running, e Jessé Messias, da Evolution Runners.

A Contra Tempo Running fez uma “dobradinha” no pódio feminino de 30 a 39 anos. Ana Laura Abreu foi a vencedora da categoria, à frente da companheira de equipe Mariane dos Santos Módena. O pódio foi completado pela atleta Ive Mariana Camargo Sad Belás, da Pé Vermeio.

Assim como na categoria de 30 a 39 anos, o pódio masculino de 40 a 49 anos também contou com um representante de cada equipe: Estênio Alves de Oliveira, da equipe Deus Vai Na Frente, no primeiro lugar; Carlos Eduardo Pinheiro, da Pé Vermeio, no segundo; e Gérson Brandino, da Contra Tempo Running, no terceiro.

Malu Soares Vieira colocou a equipe Pé Vermeio no alto do pódio da disputa feminina de 40 a 49 anos. De um lado dela, na segunda posição, esteve Maria José da Silva, da CEU Running, e do outro, na terceira, Ana Lúcia Mendes Barreto, da Evolution Runners.

A primeira, segunda e terceira colocações da categoria masculina de 50 a 59 anos foram ocupadas, respectivamente, pelos atletas José Rubens da Silva, da CEU Running, Laércio Frudeli, da Pé Vermeio, e Paulo Soares Angelin, da Evolution Runners.

Na categoria feminina de 50 a 59 anos, a Contra Tempo Running conseguiu mais duas corredoras no pódio. A equipe teve Maria Rosa Rocha dos Santos, no primeiro lugar, e Maria José Mendes Machado, no terceiro. Além delas, o pódio ainda foi ocupado por Mara Rúbia Orsi, da equipe Fênix.

O pódio masculino de 60 a 99 anos foi integrado pelo vencedor Reis Marcelino Coimbra, da Ecort, acompanhado por Wanderley Rangel Filho e Camilo Pegoraro, da CTG União e Tradição, na segunda e terceira colocações, respectivamente.

Por fim, a categoria feminina de 60 a 99 anos teve a dobradinha da equipe Ecort, com o primeiro lugar de Neide Manzoni da Costa e o segundo, de Nilza Manuela Rodrigues Coimbra. O pódio ainda teve Maria Laiz Vieira, da Pé Vermeio, na terceira posição.

Pé Vermeio

Premiada na prova local, dois dias antes, a tatuiana Ive Mariana subiu ao pódio de outra corrida na região. Ela foi campeã da categoria de 30 a 39 anos da Corrida e Caminhada de Pedestre Anelito Ultra, em Porto Feliz, com trajeto de sete quilômetros.

Ao lado de Ive Mariana, na terceira colocação, Lilian Graciella também colocou a equipe Pé Vermeio em mais um lugar no pódio. Companheira delas, a corredora Malu Soa foi a terceira colocada na classificação geral feminina.

As corredoras premiadas em Porto Feliz, assim como as atletas que correram em Tatuí, representam a equipe da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo e Lazer, da prefeitura, treinadas pelo professor Eronides dos Santos, o Nide.

Fotos: Divulgação