Da redação
O corredor tatuiano Djavan Cesário Vieira conquistou, no final de semana anterior, a primeira medalha como atleta federado. A vitória ocorreu na prova de 10 mil metros do Troféu São Paulo, em São Bernardo do Campo (SP).
Federado à Associação Atlética Ituana desde abril deste ano, o atleta da equipe de rua tatuiana CEU Running, do CEU das Artes, havia sido premiado somente em eventos não organizados pela CBAT (Confederação Brasileira de Atletismo) ou pela FPA (Federação Paulista de Atletismo).
Desta vez, o tatuiano subiu no segundo lugar mais alto do pódio e conquistou a medalha de prata em uma disputa promovida pela FPA. Simultaneamente, além do Troféu São Paulo, a federação realizou o Campeonato Paulista de Atletismo Sub-23, no mesmo local.
Vieira contou que viajou a São Bernardo do Campo no dia da prova, disputada no sábado, 27 de agosto. Em trajeto superior a 150 quilômetros, na estrada, o atleta já foi “mentalizando que estaria no pódio”.
Além de conquistar a primeira medalha como federado, Vieira bateu o recorde pessoal. Até então, o melhor desempenho dele havia sido nos Jogos Regionais de 2019, quando correu dez quilômetros em 36 minutos e 15 segundos. Agora, o novo recorde pessoal de Vieira, nesta distância, é de 34 minutos e 18 segundos.
De acordo com o atleta, o foco de 2022 era participar de poucas provas, diferentemente do que fazia antes da pandemia. Posteriormente, ele decidiu focar os treinos para provas de pista, deixando as corridas de rua em segundo plano. “Realizei treinos duros por várias semanas para poder chegar bem no desafio que me propus a fazer”, ressaltou.
“No entanto, só consegui graças a algumas empresas e empresários que me ajudam a poder estar competindo. Há alguns anos, eu não recebia esse apoio, e isso faz total diferença, pois me motiva a treinar muito mais”, concluiu Vieira.