Divulgação
Músicos da Osesp fazem apresentação gratuita em projeto de itinerância pelo interior de SP
Considerado um dos principais do país, o Coro da Osesp (Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo) faz apresentação em Tatuí no dia 21. O concerto acontece na Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição, a Igreja Matriz, a partir das 19h30. A entrada é franca.
O evento integra o projeto “Osesp Itinerante”, que tem por objetivo a formação de “novos públicos”. Em material de divulgação, os organizadores informaram que a “ampliação das fronteiras de atuação e a fomentação da discussão acerca da música clássica foram algumas das principais razões que levaram a orquestra a percorrer todo o interior do Estado”.
A edição deste ano inclui concertos ao ar livre, música de câmara, apresentações de canto coral, oficinas de instrumentos, aulas de história da música e diversas atividades gratuitas. Desde 2008, o projeto de democratização, por meio da Fundação Osesp, atingiu público de quase 250 mil pessoas.
O programa de 2014 começa no próximo sábado, 15, com concerto da Osesp em São José dos Campos. Nos dias 16 e 23, as apresentações acontecem em Taubaté e Sorocaba, respectivamente. Na ocasião, haverá concertos ao ar livre.
Conforme o cronograma, a orquestra volta a tocar nos dias 18, em Ribeirão Preto; 19, em São João da Boa Vista; e 21, em Paulínia. Já o Coro faz novas apresentações em Salto, dia 20, em Tatuí, dia 21, em Araçoiaba da Serra, dia 22, em Pindamonhangaba, dia 26, e em Jacareí, dia 27.
Em meados de abril, o Coro faz nova rodada de concertos; em julho, está previsto concerto aberto da Osesp em São Paulo; em setembro e outubro, aulas e concertos dos grupos de câmara em São Bernardo do Campo, Ribeirão Pires, Santo André, Barretos, Bebedouro, Jaboticabal, Araçatuba, Birigui e Lins.
Em dezembro, encerrando o programa, o tradicional concerto de fim de temporada, na praia, em Santos.
Desde 2012, o público pode acompanhar as atividades do projeto por meio do “blog” (diário virtual) do “Osesp Itinerante”.
Por meio dele, é possível saber qual é o programa de concertos a ser realizado em cada uma das cidades visitadas. O endereço para o acesso às informações é: osespitinerante.com.
O projeto de itinerância é realizado pelo governo do Estado de São Paulo e tem correalização do Sesc (Serviço Social do Comércio), de São Paulo. Neste ano, recebe patrocínio da CCR, BB Mapfre, Nova Dutra, SPVias e ViaOeste.
Formado por grupo de cantores de “sólida formação musical” e conduzido por uma das principais regentes brasileiras – Naomi Munakata -, o Coro da Orquestra Sinfônica do Estado de São Paulo é referência em música vocal no país.
Nas apresentações junto à Osesp, o grupo aborda diferentes “períodos musicais”, com ênfase nos séculos 20 e 21, e nas criações de compositores brasileiros. Entre eles, Almeida Prado, Aylton Escobar, Gilberto Mendes, Francisco Mignone, Liduíno Pitombeira, João Guilherme Ripper e Villa-Lobos.
O Coro também participa de apresentações junto à Osesp em grandes obras do repertório coral-sinfônico, e em concertos a cappella. Percorre espaços culturais do país, como a Sala São Paulo, e, há seis anos, o interior do Estado.
À frente do grupo, Naomi Munakata tem regido consagradas orquestras, que integram o cânone da música ocidental. Destaques para “Réquiem”, de Verdi e de Mozart; “Missa em Si Menor”, “Oratório de Natal” e “Paixões”, de Bach; e para “Réquiem Alemão” e as canções para coro e orquestra, de Brahms.
Criado como Coro Sinfônico do Estado de São Paulo, em 1994, passou a se chamar Coro da Osesp em 2001. Em 2009, lançou seu primeiro disco, “Canções do Brasil”, que inclui obras de Osvaldo Lacerda, Francisco Mignone, Camargo Guarnieri, Marlos Nobre, Villa-Lobos, entre outros compositores brasileiros.
Em 2013, lançou novo CD, inteiramente dedicado a obras de Aylton Escobar.