Cordão dos Bichos Mirim se apresenta no “Paulo Setúbal”

16
Projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco (foto: AI Prefeitura)
Da redação

O Cordão dos Bichos Mirim fará duas apresentações gratuitas no Museu Histórico “Paulo Setúbal”, da prefeitura de Tatuí, nesta terça-feira, 14, às 10h e às 14h.

O projeto tem objetivo de levar o grupo, formado por alunos de três a cinco anos de idade da Emei “Joaquim da Silva Campos”, situada no bairro Valinho e pertencente à Secretaria Municipal de Educação, a lugares que fomentam a cultura.

Tradição do folclore tatuiano, o Cordão dos Bichos Mirim foi criado para salvaguardar e fomentar esta cultura da cidade.

Entre 2018 e 2020, o grupamento cultural passou por uma renovação, com a confecção de bichos novos, como: lobo, urso panda, os bois Garantido e Caprichoso, pantera negra e hipopótamo; além de “trazer os antigos bichos remodelados e com mais vida”, somando 22 integrantes.

Para a confecção dos bichos,foram utilizados materiais reutilizáveis, como caixas de papelão, o que contribui com a preservação do meio ambiente.

“Este trabalho explora a criatividade e a imaginação das crianças, propicia momentos de interação com as famílias e a comunidade, favorece a pesquisa e o conhecimento do folclore tatuiano”, observa a supervisora da Educação Infantil, Ângela Roarelli.

“Essa é a marca do compromisso da Educação Infantil, de manter viva a cultura tatuiana entre as crianças, ensinando-as a importância de conhecer e participar da história local”, acrescenta.

O projeto pedagógico foi inspirado no tradicional bloco carnavalesco de Tatuí, o Cordão dos Bichos, e idealizado em agosto de 2010 pela professora Maria Elisa Machado e pela então diretora da Emei “Joaquim da Silva Campos”, Ana Paula Andrade.

Atualmente, quem dá continuidade ao projeto é a atual diretora da unidade, Rita de Cássia Braz da Silva, e sua equipe.

Desde que o grupo foi criado em 2011, os pequenos artistas já participaram de vários eventos, como o Congresso de Educação de Tatuí, desfiles de Carnaval e o grande encontro com o Cordão dos Bichos, em que“foi prestada uma justa homenagem ao presidente de honra Moacir Peixoto, entre outros muitos eventos”, conforme a assessoria de comunicação da prefeitura.

O Cordão dos Bichos Mirim foi habilitado pelo edital de cultura 02/2020, recebendo recursos da lei federal 14.017/2020, a Lei Aldir Blanc (LAB).