Coral do projeto Espaço Feliz tem apresentações até dia 22

Próxima agenda será no dia 13 na One 7, pelo ‘Natal Musical’

Apresentação do coral do projeto Espaço Feliz (foto: Divulgação)
Da redação

O coral do projeto Espaço Feliz, do Lar Donato Flores, tem diversas apresentações agendadas para este final de ano. Os espetáculos seguem até o dia 22 em Tatuí e cidades da região, como Sorocaba, Laranjal Paulista e Votorantim.

A próxima apresentação do coral está agendada para o dia 13, no Natal One7, como parte da programação do “Natal Musical” de Tatuí. O coro fará uma aparição com espetáculo de canto na sacada da empresa.

Na quarta-feira, 15, as crianças do coral apresentam-se na Igreja Presbiteriana da rua 11 de Agosto. Em seguida, na sexta-feira, 17, a apresentação ocorre no Natal da prefeitura de Laranjal Paulista.

No sábado, 18, o coral tatuiano, junto com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, estará na praça central de Votorantim, a convite da prefeitura de lá, e no domingo, 19, também com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba vai ao teatro da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba).

Na terça-feira, 21, o coral volta a se a apresentar em Tatuí, na Praça da Matriz, pelo projeto “Natal Musical”, como parte da programação no “Natal Encantado de Tatuí”, e na quarta-feira, 22, as crianças se apresentam no teatro de Votorantim.

Conforme o Lar Donato Flores, o projeto Espaço Feliz, onde o coral está inserido, tem como missão de “formar globalmente os participantes para a vida, orientando-os para enfrentarem as adversidades presentes em nossa sociedade”.

O coral teve início em 2003, em parceria com o Conservatório de Tatuí, e, sob a regência de Luís Gustavo Laureano, “tem desenvolvido ampla atividade artístico-musical”. Anualmente, nas oficinas de coral, em média, participam 120 crianças e adolescentes.

Em Tatuí, o grupo se apresentou no Conservatório de Tatuí, em escolas, organizações sociais, empresas, Câmara Municipal, Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), praças, igrejas e no Lar Donato Flores em encontros com as famílias e a comunidade.

O coral ainda participou de eventos em várias cidades, como São Paulo, Sorocaba, Salto, Votorantim, Mairinque, Capela do Alto, Laranjal Paulista, Campinas, Paulínia, Londrina, Taubaté, Vinhedo.

Em 2012, o coral esteve no 3º Encontro Nacional de Corais, realizado pelo Conservatório de Tatuí, com apresentação no Teatro “Procópio Ferreira” e, em 2016,interpretou “Menino Gigante, o Musical”,também no “Procópio Ferreira”.

O grupo ainda participou da comemoração dos 30 anos da Fundação Mata Atlântica, realizado no auditório do Masp, e já fez apresentações no Cemec (Centro Municipal de Educação e Cultura de Mairinque) e no Auditório Municipal de Votorantim “Francisco Beranger”.

O coral também foi selecionado para o Gran Finale Festival – XIII Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens 2017, apresentando-se sob a regência da maestrina Ruth E. Dwyer, no teatro Bradesco, em São Paulo.

Em 2017, o coral interpretou o “Musical Canção da Paz”, de Cezar Elbert, apresentado no Conservatório de Tatuí e na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

O grupo também apresentou o “Menino Gigante, O Musical” no Auditório “Simón Bolívar” – Memorial da América Latina, integrando a programação comemorativa de reinauguração do espaço. Na ocasião, foi acompanhado da Orquestra Jazz Sinfônico do Estado de São Paulo.

Com apresentação on-line,também participou do I e II CIMUCI (Congresso Internacional de Música Coral Infanto Juvenil) em 2020 e 2021.

Em função da pandemia, as oficinas foram realizadas on-line e retornou presencial em agosto deste ano somente com os participantes com aquiescência dos responsáveis.

Luis Gustavo Laureano

O regente do coral, Luis Gustavo Laureano, é cantor lírico e pianista, com formação no Conservatório de Tatuí e na Etec de Artes e Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo.

Atualmente, é bacharelando em música –voz, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.Foi organizador do Congresso Internacional de Música Coral Infanto-Juvenil em 2020 e 2021, juntamente com a Funarte (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Música do Espírito Santo e o Lar Donato Flores, representando o terceiro setor e o estado de São Paulo.