Coral do projeto Espaço Feliz tem apresentações até dia 22

Próxima agenda será no dia 13 na One 7, pelo ‘Natal Musical’

24
Apresentação do coral do projeto Espaço Feliz (foto: Divulgação)
Da redação

O coral do projeto Espaço Feliz, do Lar Donato Flores, tem diversas apresentações agendadas para este final de ano. Os espetáculos seguem até o dia 22 em Tatuí e cidades da região, como Sorocaba, Laranjal Paulista e Votorantim.

A próxima apresentação do coral está agendada para o dia 13, no Natal One7, como parte da programação do “Natal Musical” de Tatuí. O coro fará uma aparição com espetáculo de canto na sacada da empresa.

Na quarta-feira, 15, as crianças do coral apresentam-se na Igreja Presbiteriana da rua 11 de Agosto. Em seguida, na sexta-feira, 17, a apresentação ocorre no Natal da prefeitura de Laranjal Paulista.

No sábado, 18, o coral tatuiano, junto com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba, estará na praça central de Votorantim, a convite da prefeitura de lá, e no domingo, 19, também com a Orquestra Sinfônica de Sorocaba vai ao teatro da Fundec (Fundação de Desenvolvimento Cultural de Sorocaba).

Na terça-feira, 21, o coral volta a se a apresentar em Tatuí, na Praça da Matriz, pelo projeto “Natal Musical”, como parte da programação no “Natal Encantado de Tatuí”, e na quarta-feira, 22, as crianças se apresentam no teatro de Votorantim.

Conforme o Lar Donato Flores, o projeto Espaço Feliz, onde o coral está inserido, tem como missão de “formar globalmente os participantes para a vida, orientando-os para enfrentarem as adversidades presentes em nossa sociedade”.

O coral teve início em 2003, em parceria com o Conservatório de Tatuí, e, sob a regência de Luís Gustavo Laureano, “tem desenvolvido ampla atividade artístico-musical”. Anualmente, nas oficinas de coral, em média, participam 120 crianças e adolescentes.

Em Tatuí, o grupo se apresentou no Conservatório de Tatuí, em escolas, organizações sociais, empresas, Câmara Municipal, Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), praças, igrejas e no Lar Donato Flores em encontros com as famílias e a comunidade.

O coral ainda participou de eventos em várias cidades, como São Paulo, Sorocaba, Salto, Votorantim, Mairinque, Capela do Alto, Laranjal Paulista, Campinas, Paulínia, Londrina, Taubaté, Vinhedo.

Em 2012, o coral esteve no 3º Encontro Nacional de Corais, realizado pelo Conservatório de Tatuí, com apresentação no Teatro “Procópio Ferreira” e, em 2016,interpretou “Menino Gigante, o Musical”,também no “Procópio Ferreira”.

O grupo ainda participou da comemoração dos 30 anos da Fundação Mata Atlântica, realizado no auditório do Masp, e já fez apresentações no Cemec (Centro Municipal de Educação e Cultura de Mairinque) e no Auditório Municipal de Votorantim “Francisco Beranger”.

O coral também foi selecionado para o Gran Finale Festival – XIII Festival Nacional de Corais Infantis e Jovens 2017, apresentando-se sob a regência da maestrina Ruth E. Dwyer, no teatro Bradesco, em São Paulo.

Em 2017, o coral interpretou o “Musical Canção da Paz”, de Cezar Elbert, apresentado no Conservatório de Tatuí e na Catedral Metropolitana de Sorocaba.

O grupo também apresentou o “Menino Gigante, O Musical” no Auditório “Simón Bolívar” – Memorial da América Latina, integrando a programação comemorativa de reinauguração do espaço. Na ocasião, foi acompanhado da Orquestra Jazz Sinfônico do Estado de São Paulo.

Com apresentação on-line,também participou do I e II CIMUCI (Congresso Internacional de Música Coral Infanto Juvenil) em 2020 e 2021.

Em função da pandemia, as oficinas foram realizadas on-line e retornou presencial em agosto deste ano somente com os participantes com aquiescência dos responsáveis.

Luis Gustavo Laureano

O regente do coral, Luis Gustavo Laureano, é cantor lírico e pianista, com formação no Conservatório de Tatuí e na Etec de Artes e Escola de Música do Theatro Municipal de São Paulo.

Atualmente, é bacharelando em música –voz, pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp.Foi organizador do Congresso Internacional de Música Coral Infanto-Juvenil em 2020 e 2021, juntamente com a Funarte (Universidade Federal do Rio de Janeiro), Universidade Federal de Mato Grosso, Faculdade de Música do Espírito Santo e o Lar Donato Flores, representando o terceiro setor e o estado de São Paulo.