Coral de projeto faz concerto na Matriz

332





AI Conservatório / Kazuo Watanabe

Meninas do Lar Donato Flores e convidados especiais fazem concerto de Natal nesta sexta na Matriz

 

O coral do Projeto Lar Espaço Feliz, mantido pelo Lar Donato Flores e Conservatório de Tatuí, apresenta-se nesta sexta-feira, 20. O concerto tem início agendado para as 20h, na Paróquia-Santuário Nossa Senhora da Conceição.

De acordo com o programa do evento, haverá participação especial do Coral do Laboratório Vocal da Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” e de músicos convidados.

A apresentação terá entrada franca e regência de Luís Gustavo Laureano, aluno bolsista do Conservatório de Tatuí responsável pelas aulas no projeto. Entre os músicos convidados, estão: Suely Freitas (soprano), Robson Branco (tenor), Ana Luise Santana de Souza (piano), Wesley Sampaio (flauta), Cesar Urbina (clarinete), Lenara Amaral (viola), Rafael Gandolfo Scherk (violoncelo), Maíni Moreno (harpa) e Inez Cetraro (narração).

No programa, estão obras de Cezar Franck (“Panis Angelicus”); Cezar Elbert (“Agnus Dei”); Negro Spiritual (“Yonder Come Day”); George F. Handel (“Comfort Ye, My People”, “Every Valley Shall Be Exalted” e “Oratório Messias”); Melodia Tradicional Inglesa (“O Primeiro Natal”); Carl Schalk (“Na Noite em que Nasceu Jesus”); além da “Cantata de Natal”, de Ronaldo Silva; e de “Mensagem de Natal”, composta por Joan Sutton.

O coral do projeto “Lar Espaço Feliz” iniciou atividades em 2003, em parceria com o Conservatório de Tatuí. Desde então, mais de 600 meninas já passaram pelo grupo musical, participando de apresentações em escolas, entidades, empresas e em eventos públicos.

O projeto no qual coral está inserido tem como missão formar “globalmente as participantes para a vida, orientando-as para enfrentarem as adversidades presentes na sociedade”. Atualmente, o projeto é presidido por Carlos Augusto Benjamin Delázari, tendo como diretor socioeducativo Ubirajara Interdonato Feltrin e coordenação geral de Ana Aparecida Almeida Feltrin.

Laureano, que vai reger a apresentação, é formado em regência coral e canto lírico pelo Conservatório de Tatuí. Ele cursa, atualmente, aperfeiçoamento.

É um dos bolsistas da escola de música que atuam em ações sociais mantidas pela instituição. Entre elas, está o “Projeto Coro na Comunidade”, que se destina ao ensino de canto coral em escolas municipais e instituições de cunho social. Além do coral da instituição que atua com meninas, o projeto do CDMCC contempla o Fundo Social de Solidariedade (projeto “Melhor Idade”).

Por meio da iniciativa, são ministradas aulas técnicas e formados “coros diferenciados”. “Os resultados são sentidos dentro das salas de aulas, com melhoria no desenvolvimento escolar, comportamento das crianças envolvidas e autoestima dos cantores”, citou em nota, a assessoria de comunicação do Conservatório.

O Conservatório de Tatuí apoia, ainda, iniciativas da própria comunidade por meio de cessão de um profissional para atuar na capacitação de profissionais autônomos e professores. Eles atuam dois coros distintos: o Coro de Educadores “Ruth Luz” (formado por professores da rede municipal de ensino) e o Coral da Cidade “José dos Santos” (voltado a interessados da comunidade tatuiana). Também integra a ação a Banda Ternura Tatuí.