Ações da PM ajudam a inibir crimes durante compras na região central

293





Rafael Segato

Policiais de plantão na praça Martinho Guedes (Praça da Santa); presença de agentes intimida ações criminosas

 

Falta exatamente uma semana para o Natal e muita gente ainda precisa ir às compras para garantir os presentes. Nos próximos dias, o comércio deverá ficar ainda mais concorrido, especialmente na região central.

Para dar mais segurança aos clientes e comerciantes, a Polícia Militar reforçou o policiamento no centro comercial e bancário. Diversas ações estão sendo realizadas por meio da conhecida “Operação Papai Noel”.

De acordo com o capitão Kleber Vieira Pinto, comandante da 2a Companhia da Polícia Militar de Tatuí, algumas equipes da PM tiveram o horário de trabalho alterado.

Desde o dia 2, os agentes iniciam o expediente mais tarde e cumprem jornada de trabalho até às 22h, horário até o qual o comércio fica em funcionamento.

Policiais que trabalham nos departamentos administrativos também foram temporariamente remanejados para serviços externos, reforçando o patrulhamento ostensivo a pé, chamado de “Pop”.

Outras ações regularmente realizadas pela PM durante o ano em diversas regiões foram direcionadas ao centro. Uma delas é a “Direção Segura”, com foco nos motoristas que consomem bebida alcoólica. Nas últimas semanas, a operação foi realizada na Praça da Matriz e na praça Martinho Guedes (“Praça da Santa”).

“O principal objetivo da operação é prevenir que motoristas dirijam embriagados, mas a presença dos policiais nessas áreas ajuda a intimidar ações criminosas, o que colabora para a segurança do comércio”, explicou o comandante.

Outra iniciativa é a operação “Cavalo de Aço”, que fiscaliza motocicletas para intimidar furtos e roubos utilizando estes veículos, também no centro comercial e bancário de Tatuí. Segundo o comandante, grande parte dos assaltantes faz uso de motos para praticar crimes.

O patrulhamento pela PM é feito de três maneiras: a pé, com viaturas e com motos, que fazem parte da Rocam (Rondas Ostensivas com Apoio de Motocicletas). O canil da PM também participa das ações especiais de final de ano. Atualmente, seis cães fazem parte do canil.

Por questões de estratégia, o comandante prefere não revelar a quantidade de agentes e veículos envolvidos nas ações.

Ele também ressalta que todos os patrulhamentos nas demais regiões do município são mantidos durante o fim de ano. “Todas essas ações na região central são realizadas sem prejuízo aos outros atendimentos normalmente realizados na cidade pela PM”.

Dicas de segurança

Para quem ainda vai circular pelo comércio na semana que antecede ao Natal, o comandante repassa uma série de recomendações, especialmente para evitar o crime mais comum nesta época do ano: o furto. “Temos mais dinheiro circulando, isso aumenta a ação dos criminosos”, justifica.

Se possível, evite ir às compras com veículo e prefira ir a pé. Caso vá de carro ou moto, não estacione em local deserto. Não se esqueça de travar o veículo, acionar o alarme e jamais deixe objetos de valor à vista dentro do carro.

Fique atento a bens como bolsas, mochilas, carteiras e sacolas. Ande com bolsas e mochilas na parte da frente do corpo; as carteiras também devem ser guardadas, preferencialmente, no bolso dianteiro.

Em bancos e caixas eletrônicos, fique atento ao sacar dinheiro: verifique se não há pessoas suspeitas ao redor e não aceite ajuda de estranhos. Nunca conte dinheiro em público.

Dentro das lojas, ao escolher mercadorias, cuidado com os “oportunistas”. Segundo o comandante, muitos bandidos costumam distrair as vítimas (normalmente, pessoas de mais idade), enquanto outros furtam objetos de dentro de bolsas, mochilas e sacolas.

Com crianças, o cuidado deve ser redobrado: ande sempre de mãos dadas, procurando nunca perder o contato físico com elas. Em caso de dúvida ou suspeita, acione a PM pelo número 190.

“Precisamos da ajuda da população para reduzir o número de crimes”, afirmou o comandante.

O comércio funcionará até às 22h de segunda a sexta. No sábado, até às 18h, e no domingo, até às 15h. No dia 24, véspera de Natal, as lojas abrem das 9h às 18h.