A coordenação do projeto “Adote um Quarto”, do Fusstat (Fundo Social de Solidariedade de Tatuí), realiza na noite desta terça-feira, 30, a entrega das chaves de mais 11 quartos reformados à Santa Casa de Misericórdia. A solenidade acontece na Capela Sagrada Família, a partir das 19h, e representa a segunda ação concretizada com apoio entre o Poder Público e o voluntariado.
O projeto de adoção é tido como “um dos maiores projetos sociais já realizados nos últimos anos em Tatuí”. Ele tem como proposta a revitalização de quartos que compõem a ala “Orlando Bolsan”, que atende a pacientes do SUS (Sistema Único de Saúde). A iniciativa surgiu em julho de 2017.
Em dezembro do ano passado, o Fusstat concluiu a reforma do segundo andar do prédio (primeiro dos três pisos a serem reformados). Na ocasião, 11 quartos foram liberados para uso da instituição. Os espaços somaram 30 leitos. Até março, mais um piso (térreo), com mais 11 quartos, deverá ser entregue.
A cessão das chaves acontece em cerimônia com presença de autoridades, doadores e voluntários do projeto, coordenado por Alessandra Vieira de Camargo Teles.
“A questão do voluntariado em Tatuí sempre foi algo muito positiva. O objetivo é darmos um tratamento mais humanizado e digno na acomodação aos pacientes e seus acompanhantes, com todo o conforto possível”, disse, por meio de nota enviada à imprensa, a prefeita Maria José Vieira de Camargo.
O projeto de revitalização é uma extensão do “Abrace a Santa Casa”, iniciado pelo Fusstat. Ele agregou parceiros (empresários, clubes de serviço, sindicatos e grupos de amigos) que doaram recursos para a reforma dos 33 quartos, mais de 90 leitos, do prédio que atende prioritariamente os pacientes do SUS.
“Este projeto está sendo uma vitória da nossa comunidade, que abraçou esta causa. Afinal, a Santa Casa é de todos nós. Ali, os desafios são grandes. Graças a Deus e a alta credibilidade da administração municipal e a seriedade do projeto, conseguimos os parceiros necessários para as obras”, destacou Alessandra.
Em nota, a prefeita destacou que o “desafio no hospital é constante”. Maria José enumerou as ações realizadas pela intervenção e frisou que a Prefeitura administra uma dívida da entidade que ultrapassa os R$ 31 milhões.
“Por isso, o apoio de todos é muito importante neste momento, pois estamos engajados em várias frentes para recuperar a Santa Casa”, concluiu a prefeita.