De acordo com o Instituto Brasileiro do Vinho (Ibravin), em 2017, as vendas do produto no Brasil cresceram mais de 5% em relação ao ano anterior e a Coop – Cooperativa de Consumo também vem acompanhando essa tendência e investindo em um projeto de melhoria do setor, que vai além da oferta encorpada de 548 rótulos, de dez nacionalidades.
Seis unidades da rede já contam com o serviço de atendentes de vinhos devidamente preparados e capacitados para suprir as mais variadas dúvidas de clientes e cooperados na hora de escolher um dos rótulos.
A abordagem qualificada, somada a ações de degustações frequentes na área de vendas, vem apresentando impacto positivo na satisfação dos clientes e, por tabela, fomentado a cultura do consumo de vinho entre os cooperados.
Nas lojas que contam com o projeto de melhoria, foi contabilizado crescimento de 11,8% no fornecimento da bebida no primeiro trimestre de 2018 em comparação ao mesmo período do ano passado.
“Enquanto as seis lojas-piloto apresentaram crescimento de 33,9% no período, as unidades que não contam com atendentes tiveram alta de 22,1%”, pontua Maurício Corrêa, gerente regional responsável pela implantação do projeto.
Ele adianta que o bom resultado não ficará apenas nas estatísticas. Já está prevista, para curto prazo, a expansão do serviço para outras seis lojas e, posteriormente, para as demais da rede, formada por 31 unidades.
A capacitação dos atendentes envolve visitas a vinícolas do Rio Grande do Sul para conhecer detalhes do processo de fabricação de vinhos, checando in loco os modelos de produção, os métodos de seleção das uvas, as técnicas de engarrafamento, além de participarem de cursos sobre harmonização.
Se o cooperado tiver dúvidas sobre o vinho ideal para servir com peixe, carne branca ou vermelha, ou mesmo com os variados tipos de queijos, basta pedir orientação aos atendentes, que oferecerão todas as sugestões possíveis.
“Os cooperados e clientes se mostram cada vez mais interessados na bebida e muito bem informados. Então, se trata de uma bagagem de conhecimento necessária”, explica Corrêa.
“O projeto de melhoria da categoria não deixou escapar nenhum detalhe”, ressalta a cooperativa. Foram desenvolvidos modelos diferenciados de uniforme para os atendentes e implantados balcões arrojados para as ações de degustação na área de venda.