Neste ano, o Dia Internacional do Cooperativismo, comemorado em 1º de julho, tem como tema, definido pela Aliança Cooperativa Internacional (ACI), “Cooperativas pelo Desenvolvimento Sustentável”, inspirado na capacidade cooperativa de aliar produtividade e desenvolvimento com equilíbrio ambiental, prosperidade e responsabilidade social.
Com esse mote, a Coop desenvolve vários programas alinhados ao sétimo princípio cooperativista, que prega a sua responsabilidade com o desenvolvimento sustentável das comunidades onde atua.
E, para marcar a data, a Plataforma de Sustentabilidade Coop Faz Bem e a gerência de marketing optaram por divulgar nas redes sociais um vídeo sobre o projeto “TEIA”.
Desenvolvido há três anos, o TEIA dá vida nova aos materiais que antes seriam descartados, mas que ainda podem ser muito bem aproveitados. Junto à Coop, foi criado um processo de reuso das faixas de gradil (banners que divulgam as ações promocionais nas lojas) ao transformar o resíduo em estilosas ecobags, etiquetadas com a marca Coop Faz Bem pro Planeta.
“Esse projeto tem um ciclo muito importante ao abarcar várias frentes de sustentabilidade: ambiental, social e econômico e ainda despertar a consciência socioambiental, um dos atributos de nossa marca. O reaproveitamento desse material, além de beneficiar o meio ambiente, também gera renda”, diz Luciana Benteo, coordenadora da plataforma.
A transformação do lixo em ecobags é feita por assistidos do Núcleo de Projetos Especiais (NUPE), órgão da Secretaria de Saúde da prefeitura de Santo André, que concentra oficinas voltadas aos usuários da Rede de Atenção Psicossocial de Saúde Mental.
Ao todo, 17 pacientes estão envolvidos nesse trabalho: 12 na confecção das sacolas e das etiquetas e o restante nos trabalhos da oficina de marcenaria.
João Miron, analista de responsabilidade social da Coop, prevê para 2023 a produção de 3.700 ecobags, volume quatro vezes superior às 900 unidades confeccionadas no ano passado.
O ciclo do projeto TEIA termina com a entrega das modernas ecobags aos novos colaboradores que chegam à Coop “como forma de transmitir o atributo consciência, que, junto à conveniência e convivência, formam os três Cs que sustentam a marca Coop”. Dentro das sacolas, está o uniforme de cada um deles.
Programas do bem
Próxima de chegar aos 69 anos no mercado varejista, “a Coop sempre cumpriu à risca seu compromisso com os princípios cooperativistas, entre eles o de interagir com as comunidades onde atua com iniciativas que visam ao seu desenvolvimento sustentável”, acentua a assessoria da cooperativa.
Tanto que sua Plataforma de Sustentabilidade, centrada nos pilares Coop Faz Bem pra você, pra Comunidade, pro Planeta e pra Educação, desenvolve vários programas, alguns contínuos há mais de 20 anos.
Programa de Benefícios às Entidades: lançado em 2002, já beneficiou 319 entidades com verba de mais de R$ 6,7 milhões. A verba de 2023 é de R$ 635 mil.
Saúde e Qualidade de Vida: desenvolvido desde 2011, oferece aulas de atividade física orientada, duas vezes por semana, em 18 lojas da rede. Cerca de 900 vagas são disponibilizadas aos cooperados mensalmente.
Blitz da Saúde: desde 2012, estimula o cuidado com a saúde da população ao circular mensalmente pelas lojas de supermercado e drogarias levando serviços gratuitos de pressão arterial, teste de glicemia e cálculo do Índice de massa corporal.
Atende cooperados, clientes e comunidades. Só nos primeiros cinco meses de 2023, atendeu 7.884 pessoas em 143 visitas.
Doação de alimentos: hortifrútis e demais produtos próprios para o consumo, porém, fora do padrão de exposição nas lojas. São doados a três parceiros sociais, que atendem famílias em vulnerabilidade alimentar. Desde 2001, quando foi lançado, já foram doados mais de 7 milhões de quilos de alimentos.
Parceria do bem: o programa Troco Bem e a Revista Coop já destinaram, desde 2010, quase R$ 6 milhões à Federação das Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais do Estado de São Paulo. Um compromisso firmado desde agosto de 2010.