A assinatura de um convênio oficializou na terça-feira, 20, a passagem da tocha olímpica por Tatuí. Maior símbolo do movimento olímpico, a tocha passará por 300 municípios de 26 Estados brasileiros, além do Distrito Federal.
Os Jogos Olímpicos acontecem de 5 a 21 de agosto, no Rio de Janeiro, e devem reunir cerca de 10,5 mil atletas de 206 países, em 306 provas de 42 modalidades.
Na região, quatro cidades foram selecionadas conforme critérios de interesse nacional, geográfico, histórico e cultural. Além de Tatuí, receberão a tocha olímpica as cidades de Sorocaba, Botucatu e Itapetininga – esta última selecionada como “cidade dormitório”, onde a tocha passará uma noite.
O convênio entre a Prefeitura de Tatuí e o Comitê Olímpico, que confirma a participação do município no revezamento, foi assinado pelo prefeito José Manoel Correa Filho, Manu, no Centro Cultural Municipal, órgão que coordenará as atividades locais no dia da chegada da tocha.
A data de revezamento do símbolo no município será anunciada pelo Comitê Olímpico. Conforme Jorge Rizek, diretor municipal de turismo e cultura, o dia será marcado por uma série de atividades.
“Devemos mostrar nossos símbolos locais, que são a música, os doces caseiros e o saber receber bem, representando a ternura. Pretendemos organizar um grande movimento, com atividades contínuas”, antecipou, em reunião organizada no final da tarde quinta-feira, 22.
Conforme Rizek, uma série de reuniões será realizada com representantes de diferentes segmentos do município até o início das ações de revezamento, em maio do próximo ano.
O revezamento durará 90 dias, iniciando-se em Brasília e percorrendo todo o país. Acesa originalmente em Atenas, na Grécia, onde surgiram os jogos, a tocha chegará ao Rio de Janeiro em agosto, quando ocorrerá marco oficial do início do evento, no estádio do Maracanã.
Cada revezamento terá 12 horas de duração, começando sempre às 7h e movendo-se por três cidades por dia. Em cada município, os condutores selecionados percorrerão cerca de 200 metros com a tocha, passando de um para o outro, perfazendo um total de um a dez quilômetros por cidade, conforme determinação do comitê olímpico.
“É um grande orgulho para Tatuí receber um evento histórico como esse que, tenho certeza, qualquer cidade do Brasil gostaria de sediar, mas apenas cerca de 300 municípios terão o privilégio de participar”, ressaltou o prefeito.
Condutores
O Comitê Olímpico deverá selecionar 12 mil condutores da tocha, por meio de inscrição prévia. Ela ocorre via internet, no site rio2016.com, até as 23h59 deste domingo, 25.
Também é possível inscrever-se por outros endereços de patrocinadores – issoeouro.cocacola.com.br, revezamentobra.com.br, quemseatreve.com.br.
Qualquer pessoa, que tenha 12 anos ou mais em 1º de maio de 2016, pode ser indicada. No momento da inscrição, é necessário contar uma breve história da pessoa indicada e justificar o motivo pelo qual ela deve ser selecionada, seja algum fato que tenha mudado a vida de outra pessoa ou influenciado positivamente a comunidade.
A história será avaliada, publicada no site do Rio 2016 e, então, verificada pela comissão julgadora. Se selecionado, o candidato será contatado e terá prazo de uma semana para confirmar informações e, em seguida, outra semana para envio de documentos.