Conservatório terá 140 atrações gratuitas em uma semana





O mês de novembro é especialmente dedicado à música no Conservatório de Tatuí. A programação da instituição é marcada por apresentações dos mais variados estilos e com grupos das mais diferentes formações.

A celebração acontece neste mês por conta do Dia da Música, que ocorre em 22 de novembro, data dedicada à Santa Cecília, padroeira dos músicos.

Entre os dias 21 e 28, dois dos principais eventos da instituição são realizados: a Semana de Música de Câmara e Semana de Prática de Conjunto.

Juntos, os eventos somam 140 apresentações. São duos, trios, quartetos, quintetos e grupos exclusivamente formado por alunos da escola. Todas as apresentações são gratuitas e ocorrem em dois espaços diferentes, entre 9h e 20h30.

A Semana de Música de Câmara é realizada quatro vezes ao ano e, nela, os alunos que participam da disciplina de música de câmara, obrigatória na instituição, mostram os resultados do aprendizado, por meio de apresentações públicas.

Nelas, eles também são avaliados por uma banca de professores. A previsão é de 120 grupos desta formação se apresentando de 23 a 27 de novembro, às 9h, 11h, 14h e 16h, no Salão Villa-Lobos (rua São Bento, 415).

Nesta edição, além das apresentações dos alunos, a Semana de Música de Câmara contará com convidados especiais. Serão seis apresentações no mesmo período, às 19h.

No dia 23, segunda-feira, o duo convidado é o “Qualquer Nota”, formado por Fernando Palloni e Wender Campi, com participação especial do professor Gerson Brandino. O duo apresentará o espetáculo “Catando Milho”, formado por composições clássicas “apresentadas de forma bastante divertida”.

Na terça-feira, 24, o Duo Favoriti, formado pelas violonistas Patrícia Nogueira e Dagma Eid, apresenta obras de J. G. Mertz, M. Giuliani, A. Diabelli, F. Sor, F. Carulli, P. I. Tchaikovsky e M. Castelnuevo-Tedesco.

Na quarta-feira, 25, as atrações são dois grupos especialmente convidados, da Unicamp (Universidade de Campinas). Na primeira parte, apresenta-se o trio Prisma, coordenado por Lars Hoefs e formado pela violinista Isabella Carvalho, violoncelista Ana Clara Ferreira Alves e pela pianista Viviane Sayão.

Após a apresentação do trio, é a vez do Unicamp Cello Ensemble, também coordenado por Hoefs e que privilegia compositores latino-americanos, com especial ênfase à música de Villa-Lobos.

Na quinta-feira, 26, o destaque será o Quarteto Sorocaba, formado por Abner Antunes e Deivid Ortolano (violino), José Carlos Netto (viola) e Jefferson Perez (violoncelo).

O quarteto é integrado por músicos sorocabanos que atuam nas Orquestras Sinfônicas de Sorocaba e no Conservatório de Tatuí, sendo que, em 2015, foi selecionado para participação no Arianna Chamber Music Festival, nos Estados Unidos, onde realizou uma série de concertos.

Na sexta-feira, 27, o Tromba-Bones, quarteto de trombones criado para oferecer vivência em música erudita e popular a seus integrantes, faz apresentação especial.

Concertos

Pela Semana de Prática de Conjunto, serão realizados 15 concertos de 23 grupos, envolvendo cerca de 600 alunos da instituição. As apresentações, todas gratuitas, vão de 21 a 28 de novembro, em diferentes horários, no teatro “Procópio Ferreira” (rua São Bento, 415).

A abertura será neste sábado, 21, às 11h, com apresentação das Orquestras de Cordas Infantil e Infantojuvenil, sob regência de Eduardo Augusto e Daniel Lazala.

Na segunda-feira, 23, serão realizadas três apresentações: às 18h, do Grupo de Performance Histórica Jovem, coordenado por Débora Ribeiro; às 19h, das Bandas Infantil e Infantojuvenil, dirigidas por Marco Antonio Almeida Junior; e às 20h30, da Banda Sinfônica Jovem, sob regência de José Antonio Pereira.

Na terça-feira, 24, serão quatro apresentações, de seis grupos. Às 14h, apresenta-se o Grupo de Choro Jovem (coordenado por Altino Toledo); às 16h, é a vez da Jazz Combo Jovem e Big Band Jovem, dirigidas por Paulo Flores e Joseval Paes; às 19h, o Coro Infantil, de Miriam Cândido; e, às 20h30, dividem o palco o Coro Sinfônico Jovem e Coro de Câmara, regidos por Cibele Sabioni.

Na quarta-feira, 25, serão duas apresentações: às 19h, do Ensemble de Performance Histórica, coordenado por João Guilherme Figueiredo; e, às 20h30, da Orquestra Sinfônica Jovem, regida por Juliano de Arruda Campos.

Na quinta-feira, 26, as atrações serão as Cameratas Infantojuvenil, Juvenil e Jovem de Violões, da maestrina Márcia Braga (19h), e o Grupo de Saxofones e Conjunto de Metais, de Marcos Pedroso e Edmilson Baía, às 20h30.

Na sexta-feira, 27, apresentam-se o Grupo de Percussão Jovem, dirigido por Agnaldo Silva, às 14h; e a Camerata Jovem de Cordas e a Camerata de Violoncelos, coordenadas pelos professores Elen Ramos Pires e Túlio Pires, às 20h30.

O encerramento das apresentações será às 11h do sábado, 28, com a Orquestra de Cordas Juvenil, sob regência de Dario Sotelo.