Conservatório recebe inscrições até esta sexta

3128
Luteria é uma das áreas que oferece vagas; inscrições tiveram início no último dia 2 e são feitas on-line (foto: AI Conservatório)

O Conservatório de Tatuí recebe até esta sexta-feira, 19, inscrições para 202 novas vagas em cursos da área de música clássica, que incluem instrumentos, regência de banda, regência de coral, canto Lírico e luteria. Para concorrer é preciso ler o regulamento completo e preencher formulário, pela internet.

As inscrições começaram no dia 2, com as oportunidades distribuídas entre pessoas com conhecimento musical e sem conhecimento musical. Nesse segundo caso, são oferecidas 67 vagas.

Elas integram os cursos de instrumento, sendo: violino (3 vagas), viola (6), contrabaixo acústico (6), flauta transversal (1), clarinete (2), fagote (2), saxofone (3), trompa (1), trompete (2), trombone (7), eufônio (2), tuba (2), percussão sinfônica (6), piano clássico (5), harpa (1), flauta doce (6), cravo (1) e violão clássico (11).

A idade mínima é de 7 anos para violino, viola, contrabaixo, piano, harpa e violão; de 9 anos para flauta transversal, clarinete, saxofone, fagote, trompa, trompete, trombone, eufônio, tuba, flauta doce e cravo; e 10 anos para percussão sinfônica.

Todos os inscritos serão convocados para uma entrevista presencial com uma banca de professores da instituição. Além da entrevista, os candidatos deverão realizar atividades e exercícios musicais simples para que seja avaliada sua percepção auditiva, memória musical e coordenação motora.

Para quem já toca um instrumento e quer desenvolver as habilidades, o Conservatório disponibiliza 91 vagas, nas formações de: violino (6 vagas), viola (6), violoncelo (8), contrabaixo acústico (6), flauta transversal (2), clarinete (3), fagote (2), saxofone (7), trompa (1), trompete (3), trombone (8), eufônio (2), tuba (2), percussão sinfônica (6), piano clássico (5), piano aperfeiçoamento (2), cravo (2), violino/viola barroca (9) e violão clássico (11).

A idade mínima exigida para os cursos varia. Ela é de 7 anos para piano clássico; de 9 anos para trompa e trompete; de 12 anos para violino, viola, violoncelo, contrabaixo, flauta transversal, fagote, clarinete, saxofone, percussão sinfônica, violão clássico e cravo; de 13 anos para trombone e eufônio; de 14 anos para tuba; e de 16 anos para piano/aperfeiçoamento e violino/viola barroca.

A seleção será feita em uma única fase, com teste prático frente a uma banca de professores. A peça a ser executada varia de acordo com o instrumento escolhido e a faixa etária do candidato.

O curso de canto lírico tem quatro vagas, destinadas exclusivamente para pessoas que já têm conhecimento musical e com idade mínima de 18 anos. Os interessados serão submetidos a um teste prático frente a uma banca de professores.

De acordo com regulamento, a peça a ser executada é um dos 24 vocalizes do Panofka opus 85 (em qualquer vogal) ou uma das 15 lições do método Vaccai (texto em italiano).

O candidato poderá escolher a tonalidade que melhor se adaptar à tessitura da sua voz. A peça deve ter acompanhamento de piano, teclado ou violão, podendo o acompanhamento ser executado pelo próprio candidato ou por outra pessoa.

Na área de fundamentos de regência estão abertas 30 vagas, sendo 15 para o curso de regência de banda e mais 15 para regência de coral. Interessados devem ter idade mínima de 18 anos e conhecimento musical.

Os candidatos serão submetidos a um teste escrito que vai avaliar conhecimentos básicos em teoria musical, leitura musical, harmonia e história da música. Também passarão por uma entrevista com professores da instituição.

Curso que prepara os alunos para a construção de instrumentos da área de cordas sinfônicas e instrumentos de arco, a luteria tem dez vagas abertas para candidatos com idade mínima de 16 anos. A seleção contará com teste auditivo e entrevista. O candidato também deverá fazer um teste prático: a construção de um cubo.

As inscrições podem ser feitas até às 18h desta sexta, pelo site www.conservatoriodetatui.org.br/vagas. É necessário ler o regulamento completo, preencher a ficha de inscrição corretamente e pagar uma taxa no valor de R$ 60. Cada candidato só poderá ser inscrito para um único curso.

Data, horário e local das entrevistas e dos testes práticos serão divulgados a partir do dia 22 deste mês, no site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br/novos-alunos) e no mural da secretaria escolar.

Segundo o regulamento das inscrições, o acompanhamento das divulgações, convocações e avisos referentes ao processo seletivo é de inteira responsabilidade do candidato. A instituição também ressalta que todos os cursos são gratuitos.

Caso o número de candidatos seja superior à quantidade de vagas disponíveis, os nomes dos excedentes constarão em uma lista de espera, com chance de serem chamados em caso de desistência de alunos durante o primeiro bimestre do ano letivo, a critério da assessoria pedagógica da escola.

Dúvidas poderão ser dirimidas por e-mail (secretaria@conservatoriodetatui.org.br) ou pelos telefones 3205-8443, 3205-8448 ou 3205-8447 ou pessoalmente, em horário comercial, na secretaria escolar, localizada na rua São Bento, 808, no centro (antigo fórum).