Conservatório promove ‘lives’ com estudantes e convidados

Evento traz palestras e bate-papos ao vivo, com dicas musicais

214
Jazz Combo do Conservatório de Tatuí convida ex-alunos para um papo sobre formação e carreira (foto: AI Conservatório)
Da redação

Enquanto as atividades presenciais não voltam, o Conservatório de Tatuí segue com programação virtual. Além das aulas remotas oferecidas a mais de 2.400 alunos, a escola tem realizado diversas atividades com transmissão ao vivo pela internet.

Quatro lives estão previstas para os próximos dias, com participação de alunos, ex-alunos e convidados, em workshops e bate-papos sobre música, carreira e atuação em diferentes conjuntos e formações.

Neste domingo, 6, às 20h, o grupo Jazz Combo do Conservatório de Tatuí convida ex-alunos para conversar sobre “a experiência de atuar em um grupo artístico-pedagógico”. O encontro terá participação das cantoras Mayara Rios, Luciana Parelho e Lucy Brand.

O “papo” continua na segunda-feira, 7, com os instrumentistas Fabio Oliva, Felipe Romagna e Matheus Faria. Todos os convidados já atuaram no Jazz Combo do Conservatório como alunos bolsistas e vão falar sobre a importância dessa experiência para a carreira. Os encontros serão mediados pelos músicos e professores Everton Rodrigues, Felipe Brisolla e Léo Ferrarini.

Na terça-feira, 8, às 18h, o regente convidado Israel Cardoso comandará a live “A Importância da Prática Musical em Conjunto”, com mediação do professor Marco Almeida Júnior.

O convidado é bacharel em trompete erudito, pós-graduado em regência, com MBA em gestão escolar. Ainda cursa pós-graduação em coordenação pedagógica e supervisão.

Almeida Júnior se destaca como músico camerista, regente e educador musical. É diretor artístico do quinteto de metais SomBrass há 18 anos, coordenador e regente-assistente no projeto da Sinfônica de Mogi das Cruzes, onde coordena dois polos.

Atua também junto à Banda Sinfônica Infantojuvenil de Mogi das Cruzes, como “trumpet utility”, no Quinteto de Metais, Banda Sinfônica e Orquestra Sinfônica de Mogi das Cruzes.

É diretor musical e regente do projeto ADB Filarmônica Pimentas, em Guarulhos (SP), e trompete solo da Sphaera Rock Orchestra. Em 2020, lançou o primeiro CD solo instrumental, “Castelo Forte”, disponível nas plataformas digitas.

Em seguida, às 20h, o Conservatório apresenta a live “O Estudo dos Excertos Orquestrais”, com o convidado Anderson Romero, primeiro trompete assistente da New Jersey Symphony Orchestra e um dos professores de trompete na Texas A&M University – Commerce (EUA).

Romero estudou no Conservatório, onde manteve-se como primeiro trompete junto à Orquestra Sinfônica (2009). Também atuou como “trompete utility” junto à Atlanta Symphony Orchestra e realizou diversos concertos como trompetista convidado da Atlanta Opera, Gulf Coast Symphony Orchestra, Meridian Symphony Orchestra, Orquestra do Theatro São Pedro e Orquestra Sinfônica da USP.

Como músico de câmara, foi integrante do Bulldog Brass Quintet, Southern Arts Brass Quintet e Quinteto de Metais da USP, com o qual realizou uma turnê pela Europa.

Atuou como solista com a Cal Poly Pomona Wind Ensemble, Southwestern Adventist University Chamber Orchestra, University of Georgia Symphony Orchestra e The University of Southern Mississippi Wind Ensemble.

É doutor em performance musical pela University of Georgia, mestre em performance musical pela The University of Southern Mississippi e bacharel em música, com habilitação em trompete, pela Universidade de São Paulo (USP). É artista de trompetes da Bach.

As lives podem ser acompanhadas pelo canal oficial da escola de música na plataforma Youtube  e pelas páginas da instituição nas redes sociais: Facebook  e Twitter. O acesso é gratuito e não exige inscrição prévia.