Da redação
O Conservatório de Tatuí abriu neste mês as inscrições para o processo seletivo de estudantes para 2024. Ao todo, são oferecidas 305 vagas, incluindo o polo de São José do Rio Pardo.
Do total reservado para o ano que vem, são 92 vagas para a área de artes cênicas (nos cursos de ateliês de iniciação às artes da cena para crianças, ateliês em artes da cena para adolescentes, artes cênicas e cenografia); 21 para a área de música popular, englobando choro e música raiz, a serem distribuídas em 20 cursos: acordeão, clarinete, contrabaixo acústico, contrabaixo elétrico, bateria, guitarra, piano, saxofone, trompete, trombone, flauta transversal; percussão, violão, canto popular, bandolim, cavaquinho, percussão de choro, violão, flauta transversal de choro e viola caipira); e 171 vagas para área de música erudita.
Esta última é a que tem maior concorrência, uma vez que as oportunidades estão divididas entre os cursos de: acordeão, canto lírico, viola sinfônica, violoncelo, violino, contrabaixo acústico, percussão sinfônica, harpa, piano, clarinete, fagote, flauta transversal, oboé, saxofone, eufônio, trombone, trompa, trompete, tuba, violão clássico, luteria, iniciação à regência, cordas dedilhadas históricas, cravo, fortepiano, flauta doce, violino barroco, viola barroca, violoncelo barroco, viola da gamba, canto barroco, formação em educação musical, canto lírico, violo sinfônica, violino, violoncelo, contrabaixo acústico, percussão sinfônica, piano clássico, piano colaborativo, clarinete, flauta transversal, saxofone, eufônio, trombone, trompa, trompete, tuba e violão clássico.
Para o polo de São José do Rio Pardo, estão reservadas 21 vagas. Os cursos são totalmente gratuitos e as pessoas interessadas podem se inscrever pelo site (www.conservatoriodetatui.org.br).
O processo de seleção será realizado de forma híbrida. Nos cursos de música, as vagas para pessoas que não possuem conhecimento musical serão distribuídas por meio de sorteio virtual.
Nas vagas destinadas a quem já tem conhecimento musical, o candidato poderá optar por fazer uma avaliação presencial, apresentando-se para uma banca de docentes, ou poderá enviar um vídeo cantando ou tocando uma obra, conforme as orientações do edital.
Quem optar pelo vídeo deverá gravá-lo antes de efetuar a inscrição, pois será preciso disponibilizar a gravação no YouTube (modo não listado) e informar o link no formulário de inscrição.
Na área de artes cênicas, as vagas para os ateliês de iniciação às artes da cena para crianças e ateliês em artes da cena para adolescentes também serão distribuídas por sorteio remoto.
Já para os cursos cenografia e artes cênicas, a seleção se dará por meio de entrevista e atividades presenciais, com datas e horários predefinidos no edital. Os sorteios serão transmitidos ao vivo no canal da instituição, para quem quiser acompanhar.
Em conformidade com a legislação vigente, o Conservatório divulga que adotou a reserva de vagas em seus processos seletivos. De acordo com o edital, 50% das vagas disponíveis serão destinadas à ampla concorrência e 50%, reservadas a estudantes oriundos de escolas públicas.
Destes 50% de escolas públicas, há cotas para pessoas pretas, pardas e indígenas e para pessoas trans/travestis. Do total de vagas, 10% estão destinadas a pessoas com deficiência. Os critérios para inscrição nestas modalidades estão detalhados no edital.
As orientações e os formulários de inscrição são diferentes para cada área de ensino e diferem também para vagas destinadas a pessoas “com” ou “sem” conhecimento musical. Por isso, recomenda-se que as pessoas interessadas leiam atentamente o regulamento antes de efetuarem a inscrição.
Para sanar dúvidas sobre este processo seletivo ou sobre o edital, a organização disponibiliza e-mails para contato: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (cursos em Tatuí) ou secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (cursos do Polo São José do Rio Pardo).