Da redação
O Conservatório de Tatuí, por meio da Sustenidos Organização Social de Cultura, anunciou neste dia 9 a abertura de inscrições para o Move 2024. O projeto de intercâmbio selecionará seis alunos ou ex-alunos da escola de música para atuarem voluntariamente no Malawi e em Moçambique, na África, e na Noruega, Europa, no período de setembro de 2024 a junho de 2025.
Os intercambistas selecionados participarão de curso preparatório e do Youth Camp, ambos em Nairóbi, no Quênia, no mês de agosto. Após essa capacitação, seguirão para os países do intercâmbio.
Alguns selecionadas também participarão de atividades programadas pela Music Crossroads Malawi e pela Music Crossroads Moçambique, entidades sem fins lucrativos sediadas em na capital do Malawi, Lilongwe, e Maputo, capital de Moçambique. Essas entidades atuam em rede, como membros da Jeunesses Musicales Internacional (JMI), desde 2010. No Malawi e em Moçambique, entretanto, o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio da participação em festivais de música, workshops e capacitações em áreas da música, saúde, cultura e em questões sociais.
Outros selecionados atuarão como voluntários na Trøndertun Folkehøyskole, uma escola secundária pública de artes da Noruega, situada na localidade de Trøndheim e incluída como parceira da JM Norway em 2015.
Essa instituição oferece cursos de pop, rock, engenharia de som e dança, e o programa de voluntariado poderá ser realizado por meio de participação em festivais, espetáculos, instituições para idosos e crianças, entre outras atividades.
“No Move, o conhecimento e as habilidades dos intercambistas são valorizados para as atividades cotidianas das instituições”, segundo divulgado pelo Conservatório de Tatuí.
As instituições parceiras garantem a elaboração de programas específicos de atuação para cada intercambista, enfatizando as necessidades e as competências individuais. As inscrições seguem até o dia 10 de março.
O regulamento do programa está disponível no formulário de inscrição, por meio do link: https://forms.office.com/pages/responsepage.aspx?id=kHr4xM2Fc0i-yVtwQT9O04kwCRdTcfhEqKwNJTapduRUOVBaT1pYTEk2NjQwSFRIUjRCNk8zTjE3OC4u. Os leitores da versão impressa podem acessá-lo no site do jornal, no www.oprogressodetatui.com.br.