Da redação
O Conservatório de Tatuí anunciou abertura de inscrições para o curso de férias gratuito “Músicas do Mundo”. Serão três oficinas ministradas por intercambistas do programa “Move”.
Eles apresentarão músicas tradicionais, brincadeiras típicas e curiosidades sobre os costumes dos países de origem deles: Malawi, Moçambique e Noruega.
As inscrições podem ser feitas gratuitamente por meio do site do Conservatório (www.conservatoriodetatui.org.br) até 16 de janeiro. As vagas são limitadas e será considerada a ordem de inscrição. As aulas iniciam-se no dia 22 de janeiro.
A oficina “Tradições Norueguesas” será conduzida por August e Fredrik. De acordo com a Sustenidos Organização Social de Cultura, gestora do CDMCC, os participantes aprenderão sobre a música e a flauta harmônica norueguesa.
O curso terminará com uma introdução à flauta harmônica norueguesa, chamada “Seljefløyte”, e os participantes aprenderão a tocar uma melodia tradicional nessa flauta. As aulas serão realizadas às segundas-feiras, das 18h30 às 20h30. E, para participar, basta ter mais de oito anos de idade.
A oficina “Tradições de Moçambique” será ministrada por Ester e Leusio. De acordo com o Conservatório, um dos objetivos do workshop é fazer com que os participantes “compreendam a interculturalidade”.
Além disso, conforme o programa, também poderão aprender “outras gastronomias, músicas e moda de Moçambique”. As aulas acontecem às terças-feiras, das 18h30 às 20h30. Os participantes devem ser maiores de dez anos de idade.
Já a oficina “Tradições do Malawi” será conduzida por Neo e Ruth, os quais abordarão a diversidade cultural do país de origem deles. “Queremos compartilhar com a comunidade canções e contos folclóricos dos ancestrais africanos, que carregam mensagens fortes e lições de vida, além da história do Malawi”, comentam.
As aulas serão às quartas-feiras, das 18h30 às 20h30. O único pré-requisito para participar é ser maior de seis anos de idade. De acordo com a Sustenidos, ao final do curso, haverá um concerto para apresentação dos trabalhos desenvolvidos durante as oficinas.
“É importante participar porque as oficinas serão ministradas por pessoas que vivem no continente africano e na Noruega desde a sua nascença e que têm conhecimento amplo sobre seus países”, acrescentam os moçambicanos.
As oficinas serão ministradas no salão “Villa-Lobos”, do Conservatório de Tatuí, localizado na rua São Bento, 415, centro.