Da redação
O Conservatório de Tatuí anunciou, nesta semana, o início da temporada 2022 dos dez grupos artísticos da instituição. Entre eles, nove são formações musicais, dirigidos por Renato Bandel, gerente artístico musical, além da Cia. de Teatro, liderada por Antonio Salvador, gerente artístico-pedagógico de artes cênicas da instituição.
A previsão é de que ao menos 90 concertos e espetáculos sejam realizados pelos grupos ao longo deste ano.
Conforme anunciado pela assessoria de comunicação do CDMCC, formados por alunos bolsistas, os grupos artísticos “garantem aos participantes uma oportunidade de tocar ou atuar ao lado de renomados professores e artistas”.
Emmanuele Baldini, Marco Almeida Júnior, Zeca Colares, Diego Garbin, Alexandre Bauab Jr., Marcos Baldini, Leo Ferrarini, Luis Marcos Caldana, Edson Lopes e Thiago Leite são alguns dos professores e artistas participantes dos grupos.
Para 2022, segundo a instituição, já estão confirmadas participações de Ana Valéria Poles, Fernando Deddos, Érica Hindrikson, Maini Moreno, Trio Macaíba, Diego Salvetti, Mara Campos e Fernanda Kremer, entre outros.
Todos os grupos estão sob a orientação e coordenação de professores ou regentes de grupos artísticos.
A Orquestra Sinfônica do Conservatório de Tatuí, sob a regência do maestro Emmanuele Baldini, é um dos destaques dos grupos artísticos, conforme divulgado pela assessoria de comunicação.
Em nota à imprensa, o maestro informa que o primeiro concerto do ano já está confirmado para o dia 13 de abril, no Teatro “Procópio Ferreira”. No programa, concerto para violino e orquestra “Em Formas Brasileiras”, de Hekel Tavares, e Sinfonia nº 3 “Escocesa”, de Felix Mendelssohn.
Entre outras ações programadas para a Orquestra Sinfônica, há a produção da ópera “A Noite de São João”, de Elias Alvares Lobo, que será apresentada no final do ano, em parceria com a Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) e a Universidade de São Paulo (USP Ribeirão Preto).
A apresentação é uma colaboração da orquestra tatuiana com o projeto “Sinos”, “para a reconstrução da partitura orquestral a partir do manuscrito para canto e piano”.
O grupo prepara, ainda, concertos em conjunto com o Grupo de Música Raiz e a Big Band do Conservatório de Tatuí, além de se apresentar no Festival de Inverno de Campos de Jordão (programação sujeita a alterações).
Representante da área de artes cênicas entre os grupos artísticos, a Cia. de Teatro do Conservatório de Tatuí também já tem data confirmada para o primeiro espetáculo do ano, marcado para 29 de abril, no Teatro “Procópio Ferreira”.
A produção é estruturada a partir do conjunto de referências investigadas em 2021 no projeto “Ações para Suspender o Tempo”. A dramaturgia inédita, assinada por Cristiane Sobral, tem a direção de Thiago Leite e colaboração da atriz e professora Adriana Afonso.
A programação também prevê dezenas de outros concertos das demais formações artísticas da instituição: Banda Sinfônica, Big Band, Camerata de Violões, Coro, Grupo de Choro, Grupo de Percussão e Jazz Combo. Mais informações pelo site: www.conservatoriodetatui.org.br.