O Grupo de Teatro Jovem do Conservatório de Tatuí estreia no Teatro Cultura Inglesa, em São Paulo, o espetáculo “Remoto”, de Stef Smith. A montagem, com direção de Marcos Caresia, integra o Projeto Conexões de Teatro, realizado pelo British Council, Cultura Inglesa, Escola Célia Helena, National Theater de Londres e o Colégio São Luís.
A estreia oficial será na sexta-feira, 23, às 20h, no teatro, à rua Deputado Lacerda Franco, 333. Antes da estreia, o grupo faz ensaio aberto em Tatuí, na terça-feira, 20, às 15h30, na Sala Preta do setor de Artes Cênicas (rua Cel. Aureliano de Camargo, 550, 1º andar).
O Conservatório é uma das instituições que participa do Projeto Conexões, ação que busca incentivar o teatro feito por jovens e para jovens.
Em 2015, o projeto traz peças inéditas de dois dramaturgos brasileiros, o jornalista e premiado autor Dib Carneiro Neto e Marcelo Romagnoli, um dos mais reconhecidos nomes da dramaturgia infantojuvenil nacional. Entre os autores internacionais, estão os britânicos Dennis Kelly e Stef Smith.
O projeto envolve 200 jovens, que se apresentarão até o dia 1º de novembro. Os participantes do projeto integram 13 grupos, que foram selecionados em abril deste ano e passaram por um intenso processo de aprendizagem ao longo do ano.
Remoto
O espetáculo a ser apresentado pelo grupo de Tatuí conta a história de uma garota que sai de casa e atira o celular ao chão. Pisa nele com força. Depois, sobe na árvore mais alta do parque.
Ela não quer ser encontrada por ninguém. As vidas de sete adolescentes se entrelaçam ao longo de uma única tarde, enquanto atravessam o parque em uma noite de agosto aparentemente normal. A peça é sobre “protesto, poder e como se proteger”.