Conservatório abre inscrições para 2° processo seletivo de estudantes

Há 164 vagas para cursos de música, artes cênicas e educação musical

Recital de Estudantes - Harpa (Paulo Rogério Ribeiro/Arquivo Conservatório de Tatuí)
Da redação

O Conservatório de Tatuí anunciou a abertura das inscrições gratuitas para o segundo processo seletivo de estudantes de 2025 e novidades: as especializações em teatro musical e viola caipira.

As inscrições contemplam cursos que ainda têm vagas remanescentes, distribuídas nas formações: 38 vagas em música erudita (sede); 14 para música popular; 31 a formação em educação musical; 29 em artes cênicas; 10 na nova especialização em teatro musical; 13 em música erudita, no Polo São José do Rio Pardo; e outras 32 oportunidades nos cursos de especialização em musicografia Braille (3), piano colaborativo (6), regência (17) e viola caipira (3).

Algumas formações dispõem também de opção para cadastro de reserva. Os cursos são inteiramente gratuitos e pessoas interessadas podem se inscrever por meio do site, até dia 7 de março.

O segundo processo seletivo do Conservatório de Tatuí anuncia, para a área de música popular, a nova especialização em viola caipira. O curso é presencial e com dois anos de duração, nos quais estudantes terão aulas práticas e aprenderão sobre a história e a diversidade da viola caipira no Brasil.

Para se candidatar, é necessário conhecimento prévio em algum instrumento de cordas dedilhadas – como violão, guitarra, cavaquinho, entre outros – e que seja equivalente ao nível intermediário “1” das formações regulares da instituição.

A seleção de candidatos será feita por meio de teste para uma banca de docentes do Conservatório de Tatuí, apresentando uma peça de livre escolha.

A especialização em teatro musical é mais uma das novidades que o Conservatório prepara para 2025. O curso terá duração de dois anos e foi formulado com a consultoria de Fernanda Maia e Zé Henrique de Paula – “duas grandes potências nesse segmento”, conforme reforçado pela assessoria de comunicação do CDMCC.

A formação é voltada a estudantes que já possuem experiência prévia em canto e teatro, uma vez que a grade curricular prevê disciplinas práticas e teóricas voltadas ao desenvolvimento de habilidades relacionadas à atuação, música e cenografia.

Os processos de seleção serão realizados de maneira híbrida e de acordo com as normas previstas nos editais de cada área. Para as formações de artes cênicas, por exemplo, incluindo a especialização em teatro musical, a triagem de estudantes será presencial.

Já nos cursos de música – erudita e popular -, a seleção de interessados com conhecimento musical poderá ser feita de duas formas: em uma apresentação presencial para a banca avaliadora; ou virtualmente, por meio de gravação em vídeo cantando ou tocando a obra escolhida.

E para os cursos sem conhecimento musical prévio, a distribuição de vagas ocorre por meio de sorteio virtual ao vivo, no canal do YouTube da instituição.

Os editais possuem idade mínima e máxima para ingresso nos cursos, sendo variáveis de acordo com a formação e a categoria das vagas. Por isso, recomenda-se que as pessoas interessadas leiam atentamente o edital antes de efetuarem a inscrição.

O Conservatório de Tatuí mantém, em seus processos seletivos, “ações afirmativas”. Dentre elas, há distribuição de 50% das vagas destinadas à ampla concorrência e 50% a estudantes de escolas públicas.

Para sanar dúvidas sobre o processo seletivo ou os editais, a organização disponibiliza e-mails para contato: processoseletivo@conservatoriodetatui.org.br (cursos em Tatuí) ou secretaria.polo@conservatoriodetatui.org.br (cursos do Polo São José do Rio Pardo). Também há os fones: (15) 3205-8443/8448/8447.

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui