Conselho de Saúde faz parceria com a Faesb para promover capacitação

Curso visa qualificar conselheiros para a elaboração de políticas públicas

77
Primeira aula do curso em modo híbrido (foto: AI Prefeitura)
Publicidade
Da redação

O Conselho Municipal de Saúde, em parceria com a Faesb (Faculdade de Ensino Superior Santa Bárbara), está promovendo capacitação para os conselheiros de Tatuí e municípios da região.

A primeira aula, de uma série de quatro encontros quinzenais, aconteceu na terça-feira da semana passada, 18. As próximas serão realizadas nos dias 1º, 15 e 29 de junho, das 18h30 às 20h30, de forma híbrida, sendo presencialmente em uma sala de reunião da Secretaria de Educação e virtualmente.

De acordo com a assessoria de comunicação da prefeitura, o objetivo do curso é “qualificar e orientar os conselheiros para atuarem no controle e na elaboração de políticas públicas no município”.

O curso é dividido em dois módulos, sendo dois encontros em cada módulo. As aulas contam com exposições realizadas pelos profissionais da Faesb – responsáveis pela proposta apresentada e desenvolvedores do material de apoio e assessoria para o conselho.

Conforme descrição do curso, o primeiro módulo (“conselho de saúde, participação e controle social”) “reflete sobre a responsabilidade do compartilhamento das decisões no âmbito da sociedade civil e sensibilizará os conselheiros, dando-lhes oportunidades com a formação específica quanto à importância do papel deles em decisões administrativas e financeiras referentes a saúde, visando qualificar suas atuações”.

Publicidade

Já o segundo módulo (“conselho de saúde, controle social e processo orçamentário “tem o intuito de apresentar os instrumentos de orçamento que devem ser objeto de análise dos Conselhos de Saúde e as instituições envolvidas no processo orçamentário da Saúde.

No primeiro encontro, conduzido pelo professor Domingos Polini Netto, participaram 44 pessoas, sendo 12 conselheiros de saúde de Tatuí, um de Porangaba e seis de Cesário Lange, além de 25 alunos do último semestre do curso de enfermagem da Faesb.

O curso de capacitação dos conselheiros municipais é acompanhado pela diretora acadêmica da Faesb, professora e doutora Carla Barreto, pela supervisão de estágio do curso de enfermagem e pelos acadêmicos do mesmo curso.

Os trabalhos das próximas semanas terão novamente a contribuição dos alunos que estão no último ano de enfermagem e realizando o estágio supervisionado obrigatório.

Segundo Carla, “este curso de capacitação, com extensão para a comunidade, é uma dimensão do aprendizado significativo de competências gerenciais na área da Saúde”.

“Para as nossas acadêmicas e para a Faesb, esta é uma ação que corresponde a nossa missão social, que é contribuir com o município de Tatuí”, comentou a diretora, acrescentando valores institucionais da faculdade.

“Assim, nossos valores se apresentam: o compromisso, a coerência e a fidelidade à missão, com vistas à formação de cidadãos reflexivos e responsáveis, capazes de exercer liderança em suas atuações”.

Para finalizar, em nome da Faesb, Carla ainda parabenizou a iniciativa do Conselho Municipal de Saúde, presidido por Junior Fiuza.

Publicidade