Da redação
De acordo com o cronograma estabelecido para este ano, de visitas técnicas nos pontos ambientalmente relevantes de Tatuí, o Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente (Comdema) realizou mais uma visita técnica, na semana passada.
Com o intuito de capacitar seus conselheiros, o Comdema esteve nos ecopontos municipais. A visita teve início no ecoponto rural do bairro Guaxingu, inaugurado recentemente, no mês de agosto.
Lá, os conselheiros foram guiados pela coordenadora Vanessa Meira de Souza e pelo engenheiro agrônomo José Vicente Alamino de Moura, que, entre tantos assuntos, explicaram sobre a razão da escolha do local para o ecoponto – que anteriormente recebia caçambas de descarte irregular de resíduos -, sobre o seu funcionamento e o recolhimento dos materiais.
No ecoponto Oeste, no bairro Inocoop, os conselheiros foram informados sobre a destinação de diversos tipos de resíduos.
Também puderam dar sugestões “e se propuseram a multiplicar informações junto a suas redes de contatos, elogiando a iniciativa da prefeitura de Tatuí”, segundo divulgado pela assessoria de comunicação do Executivo.
Mais informações sobre o descarte adequado de resíduos em cada ecoponto, bem como os dias e horários de funcionamento deles, estão disponíveis no site da prefeitura (https://bit.ly/MeioAmbienteTatui).
Próximas visitas
Em outubro, a visita técnica monitorada do Comdema está prevista para ser realizada no sistema de automação da Fatec de Tatuí e junto às parcerias deste setor, como os pluviômetros usados pela Defesa Civil.
No mês seguinte, em novembro, será a vez da Cooperativa de Reciclagem de Tatuí (Cooreta) ser visitada, para os conselheiros analisarem projetos e programas em andamento, bem como o cotidiano do local. Por fim, em dezembro, o Comdema visitará o sistema de captação de água da Sabesp.