‘Consciência’ é dia de debater para a maioria, aponta enquete





Comemorado no dia 21 deste mês, o Dia da Consciência Negra tem diversos significados. Para a maioria dos leitores do jornal O Progresso, o mais representativo é “o debate para fim da desigualdade entre as pessoas”. É o que aponta enquete virtual realizada pelo bissemanário ao longo da semana.

O resultado definido na tarde de sexta-feira, 11, mostra que a maioria dos participantes considera o Dia da Consciência Negra como uma data para promoção de discussões relacionadas ao tema. Conforme a enquete, 46% dos leitores escolheram essa opção de resposta. A enquete recebeu votos desde o dia 5.

A participação é registrada por meio de “O Progresso Digital” (www.oprogressodetatui.com.br). Para votar, basta acessar a página principal do bissemanário.

Em função da programação preparada pelo CMICN (Conselho Municipal dos Interesses do Cidadão Negro), o jornal perguntou aos leitores sobre o significado da data.

Trinta e um por cento dos participantes responderam que o dia significa a “morte de Zumbi dos Palmares” e 23%, que ela é apenas “uma data comemorativa”.

Para esta semana, o jornal propõe como tema a Saúde no município. A pasta terá, no ano que vem, pouco mais de R$ 98 milhões para serem utilizados. Desse valor, 15,81% para a manutenção dos serviços oferecidos atualmente.

Os valores constam em reportagem sobre o Orçamento do município e também “inspiram” pergunta desta semana: “Em sua opinião, qual é o maior problema da Saúde em Tatuí?”. As respostas são: “falta de vagas para consultas com especialistas”, “demora na realização de exames de especialidades”, “atraso para realização de cirurgias eletivas” e “falta de medicamentos”.

A questão pode ser respondida a partir da manhã deste sábado, 12, até a tarde de sexta-feira, 18. O resultado será divulgado na edição de domingo, 20.