Mais
    Início Cidades Conpas ainda não definiu nova data da 17a Marcha para Jesus

    Conpas ainda não definiu nova data da 17a Marcha para Jesus

    Tradicional evento religioso seria realizado no dia 9 de julho

    Em 2019, 7.500 pessoas marcharam por três quilômetros até a praça da Concha Acústica (Foto: Divulgação)
    Da reportagem

    A 17a edição da Marcha para Jesus ainda não tem data para ser realizada no município. O 30tradicional evento religioso estava marcado para o dia 9 de julho, uma quinta-feira, porém, foi adiado devido à pandemia de coronavírus.

    O evento é organizado pelo Conpas (Conselho de Pastores de Tatuí), em parceria com a prefeitura. No ano passado, a 16ª edição reuniu 7.500 pessoas, que marcharam por três quilômetros até a concentração na praça Antônio Prado, que abriga a Concha Acústica Municipal “Spartacco Rossi”.

    Neste ano, a Marcha para Jesus seria novamente realizada no feriado de 9 de julho, data em que é celebrada a Revolução Constitucionalista de 1932. No entanto, além do período de quarentena, o governador João Doria adiantou o feriado para segunda-feira, 25.

    No início desta semana, o presidente do Conpas, pastor Valter de Paula Leite (Igreja Comunhão e Adoração), informou que aguardaria um novo pronunciamento do governador sobre o projeto de retomada no estado.

    Na quarta-feira, 27, o governo estadual divulgou a “retomada consciente” e o enquadramento da RMS (Região Metropolitana de São Paulo) – da qual Tatuí faz parte – na fase 2 “laranja”. Nela, a realização de eventos que geram aglomeração de pessoas continua suspenso.

    Posteriormente, Leite afirmou que verificaria os próximos feriados e faria reunião com a diretoria do Conpas para definir uma nova data para a Marcha para Jesus.

    O evento, realizado anualmente no município desde 2004, é considerado o maior do sudoeste paulista, segundo o presidente do Conpas. Recentemente, a atividade religiosa estava sendo realizada simultaneamente com a Feira do Doce.

    Neste ano, a oitava edição da feira, considerada a maior do interior paulista voltado à venda de doces, inicialmente, aconteceria de 9 a 12 de julho, de quinta-feira a domingo.

    No fim de abril, a prefeitura, por meio da Secretaria Municipal de Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude, juntamente com a Aprodoce (Associação dos Produtores de Doce), resolveu adiar a realização do evento para os dias 4 a 7 de setembro.

    Segundo o pastor, dia 7 de setembro, uma segunda-feira, feriado do Dia da Independência do Brasil, “seria uma boa data”. “Já realizamos uma edição da Marcha para Jesus em Tatuí no feriado de 7 de setembro. Contudo, até o momento, o evento continua adiado e sem uma nova data definida”, frisou.

    Leite reforçou que a missão da Marcha Para Jesus “é promover a união e a comunhão, oferecendo aos cristãos um momento de reflexão na fé e expressar o amor de Deus ao município”.

    De acordo com ele, a “Marcha é um trabalho ecumênico destinado aos fiéis de todas as religiões e não leva bandeiras”. “O importante é a comunhão e o bem comum entre os cristãos de Tatuí e de toda a região”, completou.

    Tido como “o maior evento popular e cristão do mundo, reunindo milhões de pessoas anualmente”, a 28a edição da Marcha para Jesus de São Paulo foi adiada do dia 11 de junho para 2 de novembro, após a confirmação dos primeiros casos de coronavírus na capital paulista.