Companhia alerta a riscos de acidentes no período de férias

A Elektro divulgou, na manhã de terça-feira, 16, comunicado no qual recomenda “atenção redobrada dos pais ou responsáveis no período de férias”. Conforme a distribuidora, a maioria dos acidentes envolvendo energia elétrica durante as férias escolares ocorre nos ambientes domésticos.

Com base em estudo da ONG (organização não governamental) Criança Segura, a Elektro informa que 90% dos casos poderiam ser evitados com medidas simples de prevenção. Para ajudar os usuários a atingirem esse percentual e reduzirem os riscos, a empresa listou uma série de recomendações, sendo a primeira, manter as crianças longe de tomadas, fios e aparelhos elétricos.

No caso de tomadas, devem ser utilizados protetores para que não sejam introduzidos objetos metálicos, ocorrência comum devido à curiosidade das crianças.

“A imaginação fértil da criança pode ver o focinho de um porco nas tomadas”, aponta a distribuidora de energia, por meio da assessoria de comunicação.

Equipamentos eletroeletrônicos, como videogames e computadores, devem ser ligados ou desligados da tomada por um adulto, sempre utilizando o plugue e jamais puxando diretamente o fio.

A fiação, inclusive, deve estar em perfeitas condições. Se o cabo apresentar algum desgaste no isolamento, o aparelho não deve ser conectado à tomada. Caso contrário, pode representar perigo de choque elétrico.

Sempre que for utilizar equipamentos, como a geladeira, é preciso estar atento para não os manusear com os pés descalços e nunca manter contato com o eletrodoméstico quando o corpo estiver molhado.

Esse cuidado deve ser ainda maior nas casas com piscina ou na praia, uma vez que é comum as pessoas saírem molhadas e abrir freezers e refrigeradores.

A Elektro ressalta que “água e energia não combinam”. Nas áreas molhadas, é obrigatória a instalação de condutor de aterramento, mais conhecido como “fio terra”, conforme exigência da NBR 5410 (instalações elétricas em baixa tensão).

Mais informações são fornecidas pela empresa pelo telefone 0800-701-0102.