Comitê Rio 2016 confirma cidade em rota de revezamento de tocha





No fim do mês passado, o Comitê Rio 2016 confirmou Tatuí na rota do revezamento da tocha olímpica. A informação é da assessoria de comunicação da Prefeitura. De acordo com o órgão, “as ruas de Tatuí serão ‘tomadas pelos Jogos Olímpicos Rio 2016’”.

A tocha olímpica vai percorrer o país a partir do dia 3 de maio. A passagem deve durar 95 dias, contemplando 329 municípios. “A rota ligará o Brasil de norte a sul, confirmando o compromisso de envolver a população com a competição e levar o espírito olímpico a todos os cantos do país”, citou o Executivo.

O anúncio oficial aconteceu na manhã do dia 24 de fevereiro. Na data, Tatuí foi anunciada oficialmente como parte integrante do revezamento. A cidade receberá o comboio no dia 17 de julho. A rota inclui locais tidos como “especiais”. São eles: Fernando de Noronha, a Chapada Diamantina e os Lençóis Maranhenses.

Em nota, o prefeito José Manoel Correa Coelho, Manu, afirmou que a escolha de Tatuí como cidade sede será um marco para a história do município. Para ele, “será a coroação do investimento inédito realizado no esporte da cidade e uma maneira de divulgar potencialidades turísticas, como a música e o doce, para todo o país e, consequentemente, todo o mundo”.

“Ficamos muito felizes em ver essa oficialização. Recebemos o convite em agosto do ano passado e fizemos a lição de casa, para que esse sonho se tornasse uma realidade”, iniciou.

Conforme o prefeito, a equipe da área esportiva do município está trabalhando há, praticamente, seis meses, cuidando de detalhes com o Comitê Olímpico.

“Tivemos a grata surpresa de receber o comboio na fase final, justamente nos dias que antecedem os jogos e da data escolhida ser um domingo, dia em que todos poderão participar desse evento histórico. Queremos promover uma grande festa para nossa população”, comentou.

Também no dia 24, houve divulgação dos nomes dos primeiros condutores da tocha olímpica. A judoca Erika Miranda, representando todos os atletas brasileiros, é o primeiro nome apresentado pelo Comitê Rio 2016.

A tradicional cerimônia de acendimento da chama olímpica na cidade grega de Olímpia, berço dos Jogos da Antiguidade, será realizada em 21 de abril ao meio-dia.

O Revezamento da Tocha Rio 2016 no Brasil terá início em Brasília, no dia 3 de maio. A Chama percorrerá cerca de 20 mil quilômetros por estradas brasileiras e dez milhas aéreas no trecho ao Norte e Centro-Oeste, entre Teresina e Campo Grande.

A viagem se encerrará no dia 5 de agosto de 2016, quando o último condutor da tocha acenderá a pira olímpica durante a cerimônia de abertura, no Estádio do Maracanã. No total, serão 12 mil condutores da tocha. Ao longo dos próximos meses, o comitê organizador e os patrocinadores oficiais do revezamento anunciarão os demais selecionados para condução.