Da reportagem
A Etec (Escola Técnica) “Sales Gomes” convocou no começo deste mês uma equipe de profissionais que ficará responsável pelo processo de restauração do monumento “O Condutor”, destruído em um acidente. A obra de arte, instalada em frente à unidade de ensino,é de autoria do professor Josué Fernandes Pires.
A reunião ocorreu na quarta-feira da semana passada, dia 3 de novembro, contando com a participação da diretora da unidade escolar, Rossana de Camargo Barros; Alessandra Simões Vieira, professora de edificações; Ângela Capellari, professora e responsável pelo projeto socioambiental “restauração das Estatuas e Homenagem ao Artista”; e Fernando Jesus da Costa, professor da Etec.
Também estiveram presentes: Cassiano Sinisgalli, Secretário do Esporte, Cultura, Turismo, Lazer e Juventude; Jaime Pinheiro, artista plástico; Rogério Vianna, presidente Condephat (Conselho Municipal de Defesa do Patrimônio Histórico e Artístico de Tatuí) e diretor do Departamento Municipal de Cultura; Sidnei Albano, engenheiro e professor; e Veridiana Petinelli, arquiteta e professora.
Na data, eles estabeleceram uma comissão que ficará responsável pelos processos de restauração do monumento. Conforme a equipe, os responsáveis estão realizando diversos levantamentos e juntando laudos técnicos.
A comissão informou que outras reuniões devem ser convocadas para planejar a restauração sem que haja novos danos à estrutura do monumento. Contudo, no primeiro encontro, foram definidas algumas ações imediatas.
“Nesta reunião, tivemos como foco os procedimentos para a restauração, fizemos uma análise mais minuciosa sobre a situação do monumento e deliberamos alguns pontos para o início do restauro”, informou a equipe.
Segundo o planejamento da comissão, a restauração deve ser realizada na escola, no mesmo local onde a obra está fixada. Em um primeiro momento,serão retirados os restos de madeira e troncos de árvores que restaram no pátio da escola e o espaço será organizado para o restauro.
A comissão informou que ainda não há prazo para o início da restauração. “Estamos fazendo laudos técnicos e agregando a ajuda de toda a sociedade para podermos, em breve, ter essa obra restaurada”.
O monumento do artista plástico e professor tatuiano foi destruído no dia 13 de outubro. De acordo com a diretora da unidade escolar, o acidente ocorreu durante a poda de uma árvore, realizada por uma equipe do Corpo de Bombeiros.
A escultura “O Condutor” foi exposta pela primeira vez na década de 70, sendo a segunda estátua criada como parte de uma sequência de três obras de artes efetivadas pelo professor com a ajuda de alunos.
A primeira é “O Apascentador”, imagem fixada no Conservatório de Tatuí, no final da década de 60, e a terceira, “O Semeador”, que se encontra na Estação Experimental da cidade.