Mais
    Início Cidades Comércios são notificados por descumprirem regras em Tatuí

    Comércios são notificados por descumprirem regras em Tatuí

    Da redação

    Durante operações da Guarda Civil Municipal, na noite de sexta-feira, 15, três comércios tatuianos, todos na área central, foram notificados por descumprirem as regras estabelecidas pelo Plano São Paulo de flexibilização para retomada econômica.

    Segundo a prefeitura, os locais estavam abertos fora do horário estabelecido pelo Plano SP. A prefeitura não informou quais os comércios notificados, apenas que eles foram orientados a encerrar as atividades.

    De acordo com a GCM, além das notificações, as equipes fizeram orientações sobre a proibição do consumo de bebidas alcoólicas em praças públicas da cidade – medida estabelecida pelo decreto municipal 21.046, que prevê multa equivalente a R$ 581,80 em caso de descumprimento.

    Devido às regras de isolamento social, em prevenção à Covid-19, a praça Cesário Mota, conhecida como Praça do Junqueira – um dos principais pontos de encontro entre os jovens –tem ficado vazia.

    Vídeo divulgado pela prefeitura mostra o espaço livre, na noite de sexta-feira, 15.

    O município integra o DRS (Departamento Regional de Saúde) de Sorocaba e está na fase laranja do Plano São Paulo, a segunda mais restritiva do planejamento para a retomada da economia.

    Na fase laranja, academias, salões de beleza, restaurantes, cinemas, teatros, concessionárias, escritórios e parques estaduais podem funcionar por até oito horas diárias, com atendimento presencial limitado a 40% da capacidade e encerramento às 20h. O consumo local em bares está proibido.

    Com a revisão de critérios anunciada no dia 7 pelo governo do estado, a comercialização de bebidas alcoólicas no comércio varejista só pode ocorrer entre 6h e 20h nas fases vermelha, amarela e laranja.

    Somente a partir da fase verde, a mais branda, é que a venda de bebidas poderá ser feita sem qualquer tipo de restrição.

    O atendimento presencial deve ser encerrado às 22h em todos os setores. Nos bares, as portas devem fechar ao público mais cedo, às 20h. Eventos que geram aglomeração, como festas, baladas e shows, continuam proibidos.