Comércio opera com horas a mais para demanda das mães

Lojas abrem para vendas de últimas horas nesta sexta e sábado

Horário estendido das lojas vale para a véspera e a antevéspera do Dia das Mães (foto: Arquivo O Progresso)
Da reportagem

O comércio de Tatuí tem expediente maior nesta semana. As lojas de roupas, presentes, eletrônicos, bijuterias, calçados, entre outros, terão horário estendido nesta sexta-feira, 6, e sábado, 7, para atender à demanda do Dia das Mães.

Elas funcionarão até as 22h na sexta e até as 18h no dia seguinte. A abertura é programada com base na previsão de circulação e a partir de acordos com entidades classistas. O expediente é definido também em assembleias. Para atender aos consumidores atrasados, as lojas ampliam o horário de trabalho.

Na cidade, as vendas de últimas horas são registradas em praticamente todas as categorias do comércio e todas as datas especiais. Para não prejudicar o consumidor – e também o faturamento das empresas -, a Associação Comercial e Empresarial define com o Sindicato dos Comerciários de Itapetininga, Tatuí e Região as datas nas quais são solicitadas autorizações especiais de funcionamento.

Os trabalhadores também participam da discussão em assembleias, uma vez que, em determinadas datas, as entidades representativas entram em acordo. Em outras, conforme explica a presidente da ACE de Tatuí, a empresária Lúcia Bonini Favorito, os trabalhadores precisam definir como será feito o pagamento ou a compensação das horas.

“Em alguns casos, o comércio tem que pagar; em outros, o sindicato define horários especiais. Normalmente, os empresários pagam pela hora a mais”, descreve.

Ainda conforme Lúcia, os casos variam de acordo com a dinâmica de determinados comércios. Há situações em que os próprios empresários (em lojas de pequeno porte, por exemplo) trabalham no horário convencionado; em outras, os horários vão sendo registrados em banco de horas.

DEIXE UMA RESPOSTA

entre com sua mensagem
entre com seu nome