Começa no sábado a Festa da Padroeira N. S. da Conceição





Começa no sábado, 28, a Festa da Padroeira de Tatuí. As festividades vão até o dia 8 de dezembro, quando é comemorado o Dia de Nossa Senhora da Conceição. Entre 4 e 8 de dezembro, acontecerão as festividades na Praça da Matriz, que sediará shows musicais e praça de alimentação.

Durante a missa de abertura, a imagem de Nossa Senhora da Conceição será colocada próxima aos fiéis para veneração, informou o padre Élcio Roberto de Góes, pároco da Igreja Matriz.

“Pelo terceiro ano consecutivo, faremos a descida da imagem para que ela fique bem próxima aos fiéis”, afirmou o pároco. O coral e orquestra “Camerata Les Ensembles” fará apresentação durante a celebração.

Entre os dias 29 de novembro e 7 de dezembro, uma novena será rezada durante as missas das 19h30. Participarão das missas párocos da região e bispos diocesanos, como o auxiliar de Aparecida, dom Darci José Nicioli, que presidirá a missa da quinta-feira, 3. No próximo domingo, 6, será a vez do bispo auxiliar de São Paulo, dom Edmar Peron.

O bispo diocesano de Itapetininga, dom Gorgônio Alves da Encarnação, rezará a missa das 18h, no feriado do Dia de Nossa Senhora da Conceição. A missa acontecerá depois da procissão com a imagem da santa, que percorrerá a Praça da Matriz.

“Virão vários padres da diocese e de outras, como Sorocaba e Taubaté. Os padres virão rezar conosco. Cada um trará uma mensagem de fé e de esperança, e poderá conhecer a nossa comunidade”, afirmou o padre Góes.

Nesse dia, serão realizadas missas também às 8h e às 11h. Às 15h, será rezada a Oração do Terço de Nossa Senhora. De acordo com o padre Góes, a paróquia estuda a possibilidade de transmitir a missa da abertura da novena por rádio.

“Teremos missas pelas crianças, pelos enfermos e a novena. As missas dos domingos serão transmitidas pela Rádio Notícias. Estamos estudando transmitir a missa de sábado, que é a abertura da novena”, antecipou.

Além das celebrações litúrgicas, a Festa da Padroeira, como é tradicional, terá festividades na Praça da Matriz. “Na festa na Praça da Matriz, teremos, além das barracas de ‘comes e bebes’, apresentações musicais, organizadas pelo Departamento de Cultura”, afirmou o padre.

O diretor do Departamento de Cultura e Desenvolvimento Turístico, Jorge Rizek, destacou a importância das festividades para a cidade.

“É a terceira vez que a gente faz essa parceria com a paróquia, e estamos trabalhando para ter várias atrações na festa da padroeira de nossa cidade. A Igreja Matriz é a mãe de todas as igrejas de Tatuí, e essa festa merece uma atenção especial”, afirmou Rizek.

O padre Góes explicou que Nossa Senhora da Conceição serve como um modelo de pureza a ser seguido pelos fiéis. “A importância primeira é que a gente celebra a Imaculada Conceição, ou seja, para a igreja, Maria foi concebida sem pecados. Deus a preservou do pecado”.

“É um sinal de que, em nossas vidas, temos que vencer os pecados. Ela é um modelo, um exemplo de santidade. É a mãe de Deus e nossa mãe também”, afirmou.

Será a primeira vez em vários anos que os fiéis poderão assistir à missa no mezanino da Igreja Matriz. Depois de 130 anos, o local, que estava tomado por entulho, foi aberto. “Os fiéis poderão participar da missa lá de cima. O espaço é grande e cabe bastante gente no mezanino”, concluiu o pároco.