Da redação
O Grupo BT/Clube de Campo de Tatuí deu adeus ao Campeonato Brasileiro de Basquete 2022. Somente uma derrota tatuiana e um triunfo do Brusque/FME/Aradefe eliminaria o representante local da disputa nacional e foi justamente o que aconteceu nesta terça-feira, 22, na Arena Brusque, na cidade catarinense homônima.
O “Basquete Tatuí” dependia apenas das próprias forças para manter-se entre os quatro melhores times da Conferência Jatyr Schall e avançar à próxima fase. Entretanto, a equipe enfrentou o Flamengo/Blumenau, que, classificado antecipadamente, vinha de nove vitórias consecutivas.
O adversário, considerado um dos candidatos ao título nacional, acabou vencendo a partida por 104 a 72. Os destaques tatuianos foram: Diego Dias, autor de 14 pontos, com 6 rebotes e 2 assistências; Rafael Castellon, 13 pontos, 4 rebotes e 2 assistências; e Rafinha Lenz, 12 pontos e 3 rebotes.
Apesar da derrota, o Basquete Tatuí seguia na quarta colocação da conferência, aguardando o resultado do confronto entre Brusque/FME/Aradefe e Az Araraquara – até então, primeiro colocado, com dez triunfos em 11 jogos.
Os “donos da casa” venceram a partida com o “placar apertado” de 63 a 61. O resultado fez com que o time de Brusque assumisse a quarta posição, superando a equipe tatuiana nos critérios de desempate, e conquistasse a última vaga à próxima fase.
Além do Flamengo/Blumenau, na liderança, o Az Araraquara, em segundo lugar, e o Brusque/FME/Aradefe, em quarto, a LSB também se classificou, em terceiro. O Basquete Tatuí, na quinta posição, Coritiba Monster/Grupo Barigui, na sexta, e o ADRM Maringá, na “lanterna”, deixaram a disputa.
Os quatro times classificados da “Jatyr Schall”, ao término dos dois turnos, irão se juntar às outras quatro equipes classificadas da Conferência “Amaury Pasos”, composta por mais sete equipes. O segundo turno da outra conferência ocorrerá entre os dias 2 e 7 de abril, em Osasco (SP).
Como não disputará as quartas de final e a “final four”, com a possibilidade de garantir uma vaga na elite nacional, o NBB (Novo Basquete Brasil), a equipe profissional do município voltará às quadras somente em abril, na retomada da Copa São Paulo Adulto Masculino – 2022.