O Conservatório apresenta, na sexta-feira, 17, recital de violão com o Duo Brasilis. A apresentação acontece às 19h, no Salão “Villa-Lobos”, com entrada franca e parceria do Proac. Ela faz parte da turnê de lançamento do primeiro álbum do Duo, “O Violão Bem Temperado”, formado pelos violinistas Edson Lopes e Guilherme Sparrapan.
O disco conta com transcrições da “Toccata e Fuga” e “5 Prelúdios”, da obra “O Cravo Bem Temperado”, de J. S. Bach, além de obras de Ernesto Nazareth, Anacleto de Medeiros, Patápio Silva e Chiquinha Gonzaga, dentro da ótica da música erudita.
O duo tem como proposta criar publicações inéditas para um duo em que um dos violões, no caso o de Sparrapan, tivesse sete cordas “e, assim, explorar um repertório adicional dentro das possibilidades do instrumento”. As cópias são disponibilizadas ao público no site do projeto. Todas as partituras terão versão em braile.
Lopes já se apresentou em diversas cidades do Brasil como solista, em duo, trio e com orquestra. Como integrante do Brazilian Guitar Quartet, realizou concertos nas cidades de Houston, Dallas, Austin, Seattle, Pittsburgh, Albuquerque, Hollywood, Indianápolis, Washington, Nova Iorque entre outras.
Sparrapan participou dos mais importantes festivais de música erudita do Brasil, tendo a oportunidade de conhecer renomados regentes, como Marin Alsop (EUA), Celso Antunes (Brasil), Daisuke Soga (Japão), Oswaldo Ferreira (Portugal) e Werner Pfaff (Alemanha), entre outros.