Grupos teatrais fazem apresentações no CEU pelo ‘Teatro em foco’

Entre os dias 16 e 19, os grupos teatrais Trupe Garagem & Cia., Cia. ArteemQ e Companhia de Dança ST DNC realizarão o projeto “Teatro em Foco”, ação cultural promovida com apoio do Centro de Artes e Esportes Unificados “Fotógrafo Victor Hugo da Costa Pires”, o CEU das Artes, equipamento cultural da Prefeitura.

Conforme a assessoria de comunicação do Executivo, o projeto Teatro em Foco é um encontro cultural que “fomenta expressões artísticas de abrangência municipal e envolve artistas dos grupos idealizadores do projeto”, em espetáculos e cinco oficinas oferecidas gratuitamente para a comunidade e artistas.

Ainda segundo a nota, o projeto foi desenvolvido com o intuito de estimular a produção e a divulgação de espetáculos teatrais, aproximar o público e artistas, prospectar novas plateias para o teatro e colaborar na formação de ideias e conceitos sobre o que é ser artista no interior paulista.

Os interessados em participar das oficinas, devem entrar em contato pelo celular 99694-9586. O CEU das Artes está situado na rua Ana Rosa Monteiro, 475, vila Santa Helena. Mais informações pelo telefone 3259-5340.

A programação começa na quinta-feira, 16, às 20h, com a CIA ArteemQ, que apresentará o espetáculo “Devo Engolir Srta. Heart?”, com classificação de 14 anos.

Na sexta-feira, 17, será realizada a oficina “Criação, Confecção e Manipulação de Objetos Cênicos a partir de Materiais Recicláveis”, com 20 vagas. As aulas acontecerão das 9h às 12h e das 14h às 17h, com classificação livre.

A oficina ensinará a fazer objetos cênicos, bonecos, adereços e cenários com materiais encontrados no dia a dia e com baixo custo, “desenvolvendo, assim, um trabalho ambiental, social e cultural”.

Ainda na sexta, às 20h, a Trupe Garagem & Cia. apresentará a peça “O Abajur Lilás”, com classificação de 16 anos.

No sábado, 18, o cronograma segue com a apresentação de mais dois espetáculos. Às 16h, a comédia e romance “O Pequenino Grão de Areia”, da Garagem & Cia., com direção de Paula Fernanda, terá classificação livre.

Já às 19h, será a vez de “Homem Promete Levitar”, da Cia. ArteemQ e Comunidade de Cosmologia. Com classificação de 14 anos. O espetáculo é de gênero “farsa” e trata “do assunto de cosmos, onde um palestrante promete fazer experimentos sobrenaturais reais, desde contato com seres não terrestres à levitação”.

O último espetáculo acontecerá no domingo, 18, às 19h: “Bordel – El Cabaret”, da Companhia ST DNC. Com classificação de 14 anos, a peça conta a história de uma performer de meia idade, com anos de experiência em casas de prostituição, que teve desde cedo o objetivo de um dia ser referência em todo o mundo.

Mais duas oficinas acontecerão no domingo, 19. Das 9h às 12h, Mat Kaytan ministrará a oficina “Performance”. A outra, “Viola Spolin Aplicado em Constantin Stanislavski”, com Cesar Santos, acontecerá das 9h às 12h e das 14h às 17h.